Formação do Programa de Jovens atinge quase 30 municípios do Cinturão Verde

Em dois momentos de formação de novas lideranças, em novembro de 2013 e janeiro e fevereiro de 2014, o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social – PJ-MAIS capacitou mais 70 educadores para criação de Núcleos de Educação Ecoprofissional na chamada “Formação de Formadores”. Os participantes vieram de quase 30 municípios do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, reforçando a perspectiva de que o programa venha a se estender para todo o cinturão, composto por 78 municípios que garantem a manutenção das últimas áreas verdes entorno da Região Metropolitana.

É surpreendente que a metrópole de São Paulo, com 24 milhões de habitantes, ainda mantenha um Cinturão Verde com mais de 600 mil hectares de ecossistemas que fornecem serviços como água limpa, equilíbrio climático ou paisagens para o ecoturismo. Por isso, o esforço de gestão desse imenso patrimônio depende do envolvimento de toda a sociedade, na busca por harmonizar seu desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais.

Nesse sentido, o Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), existente há 17 anos para promover a formação integral da juventude como uma peça estratégica para o desenvolvimento local. “O Programa é a melhor contribuição para a preservação de áreas críticas com a participação dos indivíduos, pois além da transformação pessoal, cria oportunidades de inclusão no ecomercado, produzindo mudanças na família, na economia local e no ambiente”, destacou Rodrigo Victor na Formação de Formadores. Ele é Diretor de Assistência Técnica da Fundação Florestal para a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Mantiqueira.

A Formação aconteceu na sede da Reserva da Biosfera, no Horto Florestal, em São Paulo, com palestras, rodas de conversa e oficinas com esse público, que será o responsável pela mobilização e articulação visando gerir esses espaços educadores locais. Entre os municípios representados estiveram Araçoiaba da Serra, Bragança Paulista, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Cotia, Guararema, Guarulhos, Jacareí, Jarinu, Mairiporã, Mauá, Paraibuna, Paranapiacaba, Salesópolis, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Vicente, São Roque, Suzano, São Paulo, entre outros, além de diretores de quatro Unidades de Conservação (UCs).

Leia mais sobre os conteúdos da Formação de Formadores em Cinturão Verde de São Paulo forma mais 35 lideranças para ampliar Programa de Jovens.

Comente