Festivais do Cambuci crescem com diversas novidades

A Rota do Cambuci ganhou mais um aliado na divulgação da cultura da fruta símbolo de São Paulo: o município de São Bernardo do Campo realizou em setembro o I Festival Gastronômico do Cambuci, com uma série de oficinas, produtos culinários, palestras e apresentações artísticas, que sempre marcaram a essência dos festivais.

Tanto o Festival do Cambuci de Paranapiacaba quanto o Festival de Inverno da vila também foram um sucesso de público e atrações, com os produtores da Rota inovando mais uma vez em suas criações. Foram lançados produtos inéditos como o Broto de Bambu com Cambuci, do Recanto Magini, ou a Farofa com Cambuci, do Rancho Inhame Bravo.

A vila histórica ganhou ainda o vídeo “Histórias de cozinha com Cambuci”, que resgata a importância da cultura associada ao fruto no local, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Santo André, o qual você pode assistir abaixo:

Já em Sabaúna, no município de Mogi das Cruzes, foi a vez do público se emocionar com a Maria Fumaça que fez o caminho de Guararema até César de Souza, em um trajeto que não acontecia há 30 anos. Mais uma vez, o fruto símbolo da Mata Atlântica une-se à divulgação da cultura, gastronomia e história de toda uma região.

A viagem foi experimental, mas será possível acompanhar os dias e valores da Maria Fumaça no site: http://www.tremdeguararema.com.br/

O Festival de Paraibuna, que aconteceu junto à Festa do Folclore, movimentou as tradições culturais de toda região, com apresentações típicas, dança, música e diversidade de produtos de Cambuci.

Os produtores, expositores e parceiros da Rota do Cambuci tornam-se cada vez mais um coletivo unido pelo mesmo propósito, de promover conhecimento sobre a fruticultura nativa e, principalmente, mostrar a importância deste tipo de trabalho para a geração de trabalho e renda para pequenas comunidades rurais, a conservação ambiental e a valorização e bom uso da biodiversidade da Mata Atlântica.

“Nota-se o empenho da equipe em fazer, a cada ano, um Festival maior, mais rico em diversidade de produtos e produtores e programação cultural”, finaliza a carta de agradecimento da Rota aos municípios.

Comente