Escolinha do Futuro comemora seu 4º ano

4 FESTIVAIS DA “RUA DE LAZER” NAS RUAS E ESCOLAS DE OSASCO PARA MAIS DE 20MIL PESSOAS.

A primeira Rua de Lazer aconteceu no dia 1 de outubro, dentro e fora da EMEF Benedito Weschenfelder, contemplando as modalidades de judô, capoeira, basquete, vôlei, futebol e futsal, artes circenses, teatro, dança, oficina de contação de histórias, xadrez e diversas outras apresentações que puderam contar com a participação da comunidade local e das escolas do entorno. A última Rua de Lazer, por sua vez, ocorreu no dia 22 de outubro no Jardim Conceição, e os próximos dois serão dias 19 de novembro em Colinas do Oeste e 3 de dezembro na EMEF Maria Tarcila em Jaguaribe, para os quais estão todos já convidados.

A proposta é fazer com que os alunos passem mais tempo na escola ou em espaços alternativos ligados à educação, praticando atividades lúdicas e educativas, pautadas nos princípios da ética, valorização da diversidade, na sustentabilidade e na formação da cidadania desde a infância. As atividades são organizadas em três vertentes: culturais e motoras, que abrangem teatro, dança, circo, capoeira, judô, karatê, futebol de campo, futsal, vôlei, basquete e xadrez; e temas transversais, que contemplam a educação ambiental, educação para o trânsito, educação alimentar, modos de vida saudável e jogos cooperativos; além do acompanhamento escolar.

O Projeto Escolinha do Futuro proporciona ainda novos aprendizados aos alunos, como o respeito às diferenças e o desenvolvimento intelectual e motor, reduzindo a exposição a situações de risco dentro e fora das escolas. Facilita também o diálogo entre as unidades de ensino e a comunidade, que passam a perceber que a educação é responsabilidade de todos.

Os resultados apresentados pelo projeto vem aumentando gradualmente: em 2008 foram atendidos 10 mil alunos de 58 NEs; em 2009, foram 14.260,com a participação de 98 núcleos. Já em 2010, foram atendidas mais de 17.000 crianças. Neste ano de 2011 já passaram de 18.000 crianças no total.

Profa Mazé Favarão, Secretária de Educação de Osasco na apresentação do Evento em 01/out/2011

Profa Mazé Favarão, Secretária de Educação de Osasco
na apresentação do Evento em 01/out/2011

Neste final de ano, temos visto uma bem sucedida união entre as famílias dos alunos, comunidade, educadores e escolas para oferecer uma educação alternativa e complementar ao modelo formal. Um dos resultados é o novo formato dos eventos de encerramento com as Ruas de Lazer em 2011, a qual inova e indo às ruas, celebrar com as crianças e suas famílias os diversos aprendizados e resgate das brincadeiras de rua, como amarelinha, bola de gude e futebol.

noticia8-3

Comente