Escolas de Caraguatatuba têm Cambuci dos pequenos agricultores na alimentação diária

As crianças e jovens de Caraguatatuba já estão se beneficiando da experiência de terem sua alimentação com um dos produtos mais típicos do litoral, o Cambuci, que desde o início do ano chegou à alimentação das escolas públicas municipais pelas mãos do Instituto AUÁ, numa parceria com a prefeitura de Caraguatatuba.

O acesso a alimentos de qualidade, locais e de alto valor nutricional é um direito das escolas, que se beneficiam principalmente do Programa Nacional de Alimentação Escolar com a compra de até 30% da merenda diretamente dos agricultores ou suas associações. Ganham os pequenos produtores, que passam a planejar melhor a produção, e os alunos, com um cardápio de merenda saudável e mais comprometido com a saúde pública.

Atualmente, 68 escolas da rede pública de Caraguatatuba estão recebendo o Cambuci de produtores do Alto da Serra, cultivado de forma agroecológica sem qualquer agroquímico. O Instituto AUÁ entrega cerca de 780 quilos do produto, que segue para as escolas a cada 15 dias e é oferecido na forma de suco aos alunos. O fruto também é usado no preparo com outras frutas como banana e laranja ou na forma de vitamina com leite.

Segundo Milton Martucelli, da área comercial do Instituto, o AUÁ representa os pequenos agricultores que possuem a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), ampliando as possibilidades de comercialização do fruto. A venda para a merenda gera renda com uma agricultura que preserva a região, tanto ambientalmente como em termos de tradições culturais brasileiras.

“Ter o Cambuci na alimentação escolar de Caraguatatuba beneficia diretamente a saúde das crianças e jovens em processo de crescimento e, ao mesmo tempo, fortalece nossa produção local, estimulando o desenvolvimento econômico das comunidades”, reforça Fernanda Nunes Pereira, diretora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Também são comprados da agricultura familiar alimentos como banana, tomate, inhame, mandioca, repolho, acelga, beterraba, abobrinha, entre outros.

Segundo a nutricionista do Setor de Alimentação Escolar, Paula Cristina Weingartner de Almeida, além do Cambuci ser rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e taninos, sendo repleto de fibras, que contribuem para o fortalecimento de hábitos saudáveis e diminuição de incidência da obesidade Infantil, que tem aumentado significativamente no Brasil.

“As merendeiras são sensibilizadas através das visitas de supervisão e de capacitações que acontecem duas vezes por ano, onde explicamos as qualidades de alimentos como os frutos nativos, sugerindo melhores preparações”, conta Paula.

Comente