Dia do Saci acende interesse por imaginário popular nas escolas de Osasco

Com comemoração no mesmo dia do norte-americano Halloween, o Dia do Saci, em 31 de outubro, é uma importante conquista dos brasileiros para festejar mitos legítimos de nossa cultura popular e infantil. Com essa perspectiva, o Projeto Escolinha do Futuro trabalhou o tema na formação dos educadores em outubro, a partir de uma ampla pesquisa das origens da lenda, a qual serviu de apoio para atividades pedagógicas com as crianças.

“O trabalho aconteceu na maioria das escolas, em eventos internos, conforme os educadores passaram a conscientizar os alunos para questões como a cultura negra, mitos populares e preservação da floresta”, conta o orientador educacional do projeto, Alexandre Feijão, lembrando que foi possível associar a modalidade da capoeira com a história do saci e sua capacidade de se esconder e sobreviver.

Para a educadora Daisy Monteiro de Almeida Silva, da EMEF Terezinha Martins, o saci é uma figura revolucionária, “já que suas brincadeiras vinham em defesa dos indígenas e negros, nas matas, fazendo os brancos se perderem”. Nas diferentes escolas, o trabalho iniciou-se com reflexão, estudo e debate e só então deu origem a atividades práticas.

“Assistimos juntos ao episódio do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que mostra a origem do saci, suas características e como capturá-lo. Aí partimos para o debate e chegamos ao consenso sobre a importância de não perdermos nossas raízes. Só então, os alunos criaram colagens e objetos, como o saci dentro das garrafas pet”, relata Marcela Gomes Biachi dos Santos, educadora da EMEF Oscar Pennacino.

No CEMEIEF Darcy Ribeiro, as educadoras Elaine Farias Abrão de Oliveira e Márcia Miranda dos Santos se surpreenderam com a história sobre o nascimento do saci a partir de brotos de bambu, “e esse entusiasmo foi transmitido aos alunos”. Eles criaram desenhos e dobraduras com caixas de leite reutilizadas, e uma curiosa corrida com uma perna só, vestidos com a carapuça vermelha do pequeno ser.

Diz a lenda, que o saci é conhecedor das ervas e plantas, protetor das matas, e detentor de poderes mágicos. Apesar da origem indígena, transformou-se num garoto negro com características africanas e muitos acreditam que a ausência da perna deve-se a uma disputa na capoeira. Dizem que sacis vivem 77 anos e se originam no gomo do bambu. A ONG Sosaci, em São Luiz do Paraitinga, reúne hoje os interessados em valorizar e difundir as tradições do personagem.

Comente