Conselheira do Instituto Auá é homenageada na cartilha “Viveiros educadores – plantando vida”

A nova cartilha “Viveiros educadores – plantando vida”, do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) parte do princípio de que é possível usar espaços e estruturas existentes em nossa sociedade para formar educadores ambientais, capazes de irradiar o compromisso com o tema a outras pessoas. Assim como as ciclovias, as hortas orgânicas, as salas verdes ou os museus, viveiros são espaços que podem demonstrar alternativas viáveis para a sustentabilidade.

Este princípio faz parte do pensamento da agrônoma Ondalva Serrano, conselheira do Instituto Auá, a quem é dedicada homenagem especial na publicação. “Agradecemos especialmente à Ondalva Serrano que com seu profundo conhecimento e larga experiência de vida contribuiu de forma inspiradora e complementar na idealização da proposta dos viveiros educadores. A leitura atenta e crítica de um documento por ela produzido, repleto de aspectos humanitários, princípios e conceitos do pensamento sistêmico, foi fundamental para a elaboração dessa publicação”, destaca a introdução do material.

A cartilha quer estimular e apoiar a implementação de viveiros florestais como espaços de aprendizagem, e é destinada a educadores ambientais, viveiros florestais em atividades, grupos e instituições organizados que possam deflagar processos de sensibilização em suas comunidades, e a todos que tenham interesse em transformar sua realidade.

Leia em www.mma.gov.br
Faça o download da publicação: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao12.pdfhttp://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/images/abook/Viveiros%20Educadores%20-%20Plantando%20a%20Vida.jpg

Comente