Comunidade escolar vivencia eleição para o mascote do óleo reciclável

Experimentar ainda criança como funciona o processo de eleição de um representante público é transformador para a educação cidadã. Na EMEI Castelo Encantado, em Carapicuíba, a oportunidade de escolha de um mascote para a campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” inspirou uma grande mobilização escolar.

A coleta do óleo de cozinha usado para o entrega nas escolas é a base do programa do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Concórdia no município, o que serve de impulso para dezenas de projetos que desenvolvem consciência coletiva.

O mascote representa o símbolo da campanha nas escolas e, para escolherem seu nome, os professores da EMEI reproduziram todos os passos do sistema eleitoral com as crianças. “Todos participaram desse momento especial, que incluiu o título de eleitor, a cédula de votação, o comprovante de votação e a urna para depositar o voto. As crianças amaram e muitos foram votar junto com os pais”, relata a diretora da EMEI,  Maria Ester Anastácio.

Após tirarem o título de eleitor e apresentarem-se ao mesário na sala de votação, os alunos recebiam a cédula e dirigiam-se à urna. Todos recebiam o comprovante de votação e, ao final, puderam escolher o mais votado, o mascote Amarelinho.

Comente