Comunidade escolar de Cotia se une para aumento da coleta em 2019

Pela primeira vez, coordenadores pedagógicos e diretores das mais de 100 escolas públicas de Cotia (SP), estiveram juntos no Encontro de Gestores Escolares do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que aconteceu no início de abril deste ano, para envolver a todos com a coleta seletiva do óleo de cozinha usado nas escolas. O programa é uma iniciativa da Preserva Recicla, Instituto AUÁ, Óleo Vila Velha, em parceria com a Prefeitura Municipal e Óleo Sustentável.

“Estiveram presentes mais de 200 gestores escolares, ou seja, representantes de todas as escolas, para uma nova rodada de adesão ao programa. Como Cotia é o município que participa há mais tempo, há muito conhecimento acumulado, e decidimos ouvir essas pessoas, realizando uma dinâmica de compartilhamento de experiências para as escolas que estão chegando”, destaca Leonardo Giardini, gestor da Preserva Recicla.

Além do aumento da coleta, em 2019, espera-se o crescimento das atividades de educação ambiental nessas escolas, com retorno financeiro para as associações de pais e mestres – APMs e disseminação da mensagem socioambiental a toda a população. A ideia é sempre tornar a comunidade escolar protagonista das ações de coleta na cidade.

O evento contou também com a presença da Secretária de Educação do município, Neusa Rodrigues Fonseca Abreu, e do Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Gemente Nascimento, que pretendem cada vez mais alinhar as iniciativas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Uma criativa maquete foi apresentada ainda pelo representante da Sabesp, Luiz Moreira, que permitiu aos diretores e coordenadores passarem por explicação detalhada sobre funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto, o que se revelou instrutivo para a compreensão das inter-relações entre os processos de gestão dos recursos naturais na cidade.

Comente