AHPCE E INSTITUTO FLORESTAL organizam livro sobre os serviços Ecossistêmicos da RBCV

Com o tema: “Serviços Ecossistêmicos e bem estar humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo” e a participação de aproximadamente 70 pesquisadores de diversos institutos de pesquisa e universidades, esta publicação reúne informações sobre a situação de 12 serviços ecossistêmicos da RBCV.

Os serviços de provisão de alimentos, água, madeira, produtos bioquímicos; serviços de regulação da qualidade do ar, do clima, de seqüestro de CO2, de processos geohidrológicos, serviços culturais folclorísticos e turísticos, além de serviços de suporte ligados a biodiversidade. É também é apresentada uma reflexão sobre a relação entre estes serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano e outra reflexão sobre processos de valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos. O lançamento da publicação está previsto para início de 2012.

Lançada pelo Secretário General das Nações Unidas, Kofi Annan, em junho de 2001, A Avaliação Ecossistêmica do Milênio  – AEM foi dirigida por uma Junta composta por representantes de convenções internacionais, agências da ONU, organizações científicas, líderes do setor privado, e representantes da sociedade civil e organizações indígenas como um processo de extrema importância no sentido de divulgar informações sobre os ecossistemas para o bem-estar humano,  de apresentar um panorama da biosfera do planeta, além de propor uma metodologia capaz de integrar diferentes disciplinas num olhar sistêmico sobre o meio ambiente, buscando elaborar cenários futuros e respostas possíveis para a minimização dos impactos sobre o meio, decorrentes da interferência humana.

Embora encerrada em março de 2005 na esfera global, a AM foi estruturada também em níveis regionais e locais, onde ainda estão em curso as Avaliações Subglobais – ASG – (que usam a mesma metodologia adotada na esfera global), como é o caso da ASG da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV.

Avaliações sub-globais

noticia9-2

A ASG-RBCV já realizou algumas importantes atividades no sentido de coletar informaçõesiniciais sobre algumas características ambientais da RBCV, por meio de workshops científicos, deusuários e um relatório final correspondente à proposta de candidatura à ASG.

Bely Pires, 1ª da esq na foto, representante da AHPCE no Encontro Internacional das AEM em Bali, 2010

Bely Pires, 1ª da esq na foto, representante da AHPCE
no Encontro Internacional das AEM em Bali, 2010

Comente