Nasce a Aldeia Educadora para empoderar comunidades rumo ao desenvolvimento sustentável

Com importância indiscutível na vida de todos, o tema da educação vai além dos tempos de escola, significando mais o caminho que leva cada um a desenvolver valores e atitudes, conhecer direitos e deveres ou construir seu projeto de vida, com autonomia para a vida em sociedade. Aprendizagens fundamentais que trazem de volta o sentido pleno de educação e a busca pelo desenvolvimento integral do ser humano.

Aldeia Educadora Vertical

Com esse ideal, a Aldeia Educadora surge como novo empreendimento da AHPCE/Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, para implantação de tecnologias sociais voltadas à Educação Integral. O lançamento do empreendimento está ligado aos 18 anos de experiências práticas de educação: da gestão do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social, que já formou mais de 2,5 mil jovens em zonas periurbanas e próximas a áreas protegidas, com inserção no ecomercado de trabalho, até o Projeto Escolinha do Futuro, em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco, que atendeu até 15 mil crianças por ano em atividades no contraturno escolar, por seis anos.

Mais do que ampliar as atividades pedagógicas na escola, a Aldeia Educadora passa a atuar com programas educacionais para uma gestão colaborativa entre sociedade, escola, família e sistema de garantia de direitos. Essa nova “arquitetura de gestão educacional” nos municípios traz a possibilidade de uma série de ações, como formações específicas e continuadas para educadores e professores, criação de espaços comunitários de tomada de decisão (fóruns, assembleias, etc) até a construção de planos intersetoriais, com arranjos curriculares e metas de aprendizagem.

“Nossa missão é revolucionar processos educativos pela valorização do ser humano, apoiada no empoderamento das comunidades para o desenvolvimento sustentável”, coloca Giovanni Gigliozzi Bianco, um dos gestores do empreendimento.

Entre os diferencias da Educação Integral que embasa o trabalho, está a visão de que alunos são todos que se podem educar para o desenvolvimento pessoal e comunitário, ou seja, aquele que se encontra na escola, mas também em toda a comunidade. Talvez o entendimento do provérbio africano de que “É preciso toda uma aldeia para educar uma só pessoa” melhor explique o propósito do empreendimento.

São oferecidos serviços de formação, assessoria e consultoria e gestão, com experiências já em desenvolvimento em Araçoiaba da Serra, Osasco e municípios do Cinturão Verde de São Paulo que possuem Núcleos do Programa de Jovens.

Assim, o leque de atuação da Aldeia Educadora volta-se a: seminários, cursos, oficinas e implementação de conselhos de direito; publicações e materiais pedagógicos, artigos e mobilização para captação de recursos; arquitetura de planos para educação integral, diagnósticos de políticas públicas, tecnologias de avaliação, programas educacionais de período integral e contraturno, programas de educação complementar, articulação e mobilização de redes, implantação de Núcleos do Programa de Jovens; planejamento de ações, gerenciamento de programas e projetos, formação e gestão de equipes.

Entre em contato:
aldeiaeducadora@aua.org.br

infografico_aldeia

Comente