Educadores de Jundiaí constroem Agenda Ambiental no Projeto Professor Sustentável

Em cinco oficinas e uma caminhada diagnóstica que permitiram ampliar a percepção do ambiente local, professores do município de Jundiaí (SP) vêm conseguindo criar uma Agenda Ambiental para seu bairro, mediante o Projeto Professor Sustentável, da Fundação Alphaville em parceria com o Instituto Auá. A ideia é inspirar atividades em sala de aula mas também soluções para a comunidade do entorno, promovendo a cidadania e a sustentabilidade local.

Após realizar uma oficina de Biomapa com o grupo, em que identificaram as situações e atores de seu meio, o educador ambiental César Pegoraro guiou uma caminhada diagnóstica com os professores onde foi possível investigar importantes elementos do território. O grupo observou desafios como o esgoto a céu aberto, lixo nas ruas, segurança, falta de pontos culturais e necessidade de zelo com o espaço público.

Esse diagnóstico levou a outras atividades para a construção do cenário desejado: o exercício do muro das lamentações, com todas as dificuldades observadas por cada um dos participantes; e o exercício da árvore dos sonhos, com o que se deseja para o bairro e como se chegar a isso.

“A sensibilização faz com que aumente o poder de mobilização e se crie caminhos para construir juntos o ambiente esperado, assim como a visão de quem será necessário envolver no processo. Um dos resultados do trabalho foi o chamamento público de uma reunião com a comunidade local, o empreendimento Alphaville e a fundação para fortalecer esse debate”, conta Cesar.

Aos poucos, vai-se construindo a Agenda Ambiental, com proposições concretas como a criação de hortas na escola com a identificação de parcerias no bairro que possam ajudar na implantação dessas, até o diálogo maior com todos os envolvidos, como prefeitura, comunidade, secretarias e outras escolas, para parcerias futuras.

1 Comentário

  1. Cesar

    Foi um processo bastante interessante, vivo e questionador! Desejo muito que as sementes plantadas e as inquietações germinadas resultem num lindo processo de apropriação, pertencimento e planejamento local do Bairro que estes Cidadãos merecem! Somos a mudança que desejamos no Mundo! Boa sorte e até logo,

Comente