COOPERCUC ingressa no “Trilhas para São Paulo” para conquistar mercado paulistano

O principal objetivo da cooperativa no projeto  é consolidar a presença da marca no estado de São Paulo, difundindo os produtos derivados e Umbu e maracujá da Caatinga

São Paulo, fevereiro de 2022 – O Trilhas para São Paulo é um projeto que visa facilitar a comercialização de produtos oriundos dos seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – para o Estado de São Paulo, com enfoque na região Metropolitana. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Conexsus – Conexões Sustentáveis -, que vão oferecer uma série de vantagens para aproximar os fabricantes de produtos agroecológicos, feitos de forma artesanal, do mercado paulista.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) é um empreendimento do semiárido baiano que trabalha, especialmente, com produtos oriundos do extrativismo sustentável das plantas nativas da Caatinga, como o umbu e o maracujá da Caatinga, respeitando os eixos social, ambiental, cultural e econômico

A COOPERCUC foi fundada em 2004 com 44 cooperados, em sua maioria mulheres que desejavam organizar sua produção e a comercialização. Eram ativistas dos movimentos sociais, sindical e de partidos de esquerda.

Todavia, a história da COOPERCUC começa mesmo em 1986, quando 20  mulheres se reuniam para preparar, de forma artesanal, produtos do umbu. Posteriormente criou-se o grupo “Unidos do Sertão”, que agregava cerca de 30 comunidades, envolvendo mais de 100 pessoas. A produção do grupo era levada para comercializar nas feiras do município de Uauá e comunidades circunvizinhas.

O trabalho dessas famílias recebeu um aporte financeiro em 1999, com a aprovação do Programa de Convivência com o Semiárido (PROCUC). O recurso possibilitou ampliar o número de pessoas e comunidades envolvidas no trabalho de beneficiamento e comercialização. O Programa também tinha como foco promover a segurança alimentar das famílias envolvidas e contou com o apoio técnico do Instituto Regional da Pequena Propriedade Apropriada (IRPAA).

O Grupo recebeu outro aporte financeiro em 2003, da CRS, organização ligada a Igreja Católica. O recurso foi para construção de uma unidade de beneficiamento de frutas que ficou pronta e começou a funcionar em janeiro de 2004. Outras treze pequenas unidades de processamentos de frutas foram construídas nas comunidades, em 2005, desta vez com a ajuda da Fundação Slow Food para a Biodiversidade, com o objetivo foi de melhorar as condições de produção local e aumentar a produtividade dos grupos que estavam vinculados a COOPERCUC.

Atualmente, a cooperativa é composta por um quadro social de 272 cooperados e cooperadas dos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá e trabalha com doces, geleias, compota, sucos, polpas de frutas e cervejas. A cooperativa comercializa seus produtos por meio  da marca GRAVETERO, nome que homenageia um pássaro típico Caatinga que constrói um grande ninho carregando pequenos pedaços de madeira (gravetos).

Visando a preservação da Caatinga e o extrativismo sustentável, desde 2006 todo o umbu colhido nas Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto são certificados como orgânicos por auditoria, para o mercado brasileiro e para Europa. As áreas de produção vegetal de maracujá da Caatinga, acerola, goiaba e manga, em sua maioria são orgânicas garantindo a comercialização para mercados como a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo Federal.

Com a participação no “Trilhas de São Paulo” a cooperativa tem projetos a curto, médio e longo prazo. O anseio inicial é aumentar a divulgação da GRAVETERO, seguida da ampliação da carteira de clientes e o ticket médio possibilitando a consolidação do mercado paulista como o segundo maior da marca.

Produtos da marca no “Trilhas de São Paulo”

Dentre os produtos da marca que serão comercializados pelo “Trilhas de São Paulo” estão os Doce Orgânico de Umbu, a Cerveja com Umbu estilo Belgian Pale Ale e o doce de banana com maracujá. A cooperativa zela pela qualidade dos produtos desde a colheita dos frutos, manualmente até o seu beneficiamento preservando o frescor e sabor dos frutos(as).

 “Nossa filosofia dos negócios da COOPERCUC é ‘Mais do que sabor, histórias’. Esse é o diferencial da marca, que queremos mostrar para os nossos clientes e posicionar os produtos GRAVETERO no mercado”, pontua Dailson Andrade, Assistente de Gestão para acesso a Mercado  da cooperativa.

Atualmente, a COOPERCUC é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua presença nos mais variados mercados, levando produtos do bioma Caatinga e garantindo a plena convivência com o semiárido.

Graças a parceria com o Trilhas de São Paulo esses produtos da marca poderão ser encontrados na Casa Santa Luzia, Zona Cerealista, Empório Daruma, Sorvete Rochinha e no Pão de Açúcar, declara Dailson Andrade Assistente de Gestão para acesso a Mercado  da cooperativa.

O passo a passo do Trilhas de São Paulo

Uma das primeiras ações foi a realização de uma conversa de alinhamento das expectativas com cada um dos negócios comunitários com a solicitação  de um  levantamento da disponibilidade. A ideia era entender a capacidade de produção e  quais produtos poderiam ser comercializados no mercado paulista. “Precisávamos conhecer os negócios comunitários selecionados, a capacidade produtiva e de infraestrutura de cada um e o funcionamento da logística de cada um deles para São Paulo, visando o atendimento dos pedidos agenciados e de distribuição via Instituto Auá”, comenta Maurício Santos, Coordenador de Gestão do Instituto AUÁ.

Para Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá, “o Trilhas para São Paulo é uma excelente oportunidade de expansão do trabalho que o Instituto já realiza com os produtores artesanais do Bioma Mata Atlântica, alcançando agora os demais biomas brasileiros, a abertura de novos canais de vendas para os produtos da sociobiodiversidade brasileira, fortalecendo as organizações integrantes da Iniciativa proporcionando aos consumidores o acesso a alimentos saudáveis, sustentáveis e de origem”.     

Pedro Frizo, Líder de Assessoria a Negócios Comunitários da Conexsus, destaca: “Temos grandes expectativas quanto aos futuros resultados e aprendizados do Trilhas para São Paulo, uma vez que entendemos que a iniciativa vai muito além da comercialização em si. Esperamos que ela contribua para a formação de uma rede de parceria comercial entre negócios comunitários e estabelecimentos comerciais e industriais em São Paulo, promovendo a diversificação de mercados para cooperativas e associações e reduzindo os custos de acesso destes negócios à maior metrópole brasileira. Por outro lado, esperamos que essa iniciativa contribua também para ampliar o acesso a alimentos saudáveis no município, de produção sustentável e que tenham impacto positivo sobre a conservação dos biomas. Vale ressaltar que acreditamos que ações como essa podem ser escalonadas e aplicadas em outros contextos urbanos como solução possível para uma melhor conexão de empreendedores e empreendimentos do campo e da floresta com a cidade”.

Em fevereiro foi realizado o encontro inicial coletivo virtual com todos os negócios comunitários selecionados. A reunião foi conduzida pela Equipe do Instituto Conexsus e teve como objetivo o compartilhamento dos objetivos gerais, desafios e perspectivas futuras do projeto, considerando o contexto local de cada negócio comunitário e a entrada no mercado de São Paulo.

Confira a Live realizada pelo Instituto Auá com a participação de Denise Cardoso, presidente da Coopercuc: https://www.instagram.com/tv/Ca23u0lj0FU/?utm_source=ig_web_copy_link

Entre em contato com a equipe comercial: 11 97174-2456

Encontre os produtos nas lojas online do Instituto Auá: https://linktr.ee/InstitutoAUA

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