A causa da Educação Integral trabalhada pelo Instituto Auá baseia-se na visão de que o processo de desenvolvimento humano envolve ativamente os diferentes atores de uma comunidade, como jovens, famílias, sociedade civil, governo, setor privado e Conselhos de Direito.
Este trabalho tem forte associação com o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-Mais) da RBCV, que promove o empoderamento da juventude para o desenvolvimento de base local, já tendo impactado na criação de 20 Núcleos de Educação em 17 municípios e atingido mais de 2,5 mil jovens.
A formação ecoprofissional do Programa de Jovens se expandiu e hoje está ligada a capacitação de públicos de diferentes idades e setores, como o trabalho desenvolvido com as equipes técnicas de educação do município de Araçoiaba da Serra (SP). A cidade também surge como pioneira na educação integral, tendo contado com outros projetos do Instituto Auá, por meio da Aldeia Educadora, como a arquitetura de um plano intersetorial para o desenvolvimento sustentável do município, e a análise dos materiais de educação ambiental aplicados nas escolas.
A Aldeia Educadora trabalha a educação sempre interligada às políticas públicas, com temáticas transversais e envolvendo os Conselhos Municipais como o de Direitos da Criança e do Adolescente. Finalmente, a experiência acumulada em projetos como o Escolinha do Futuro, o Programa de Jovens e as formações em Agroecologia podem se traduzir em novas oficinas e capacitações, a exemplo da oficina “O jardim é uma horta e a horta é o seu jardim”.
Lembrando sempre que os processos educativos para a formação dos indivíduos devem atender a dimensão individual, a relação com o outro e com o meio ambiente e a sociedade a que se pertence, ao longo de toda a vida e nas mais diversas possibilidades de aprendizagem!