Retrospectiva AUÁ 2020

Definitivamente este ano marcou época na história mundial.

 

Em muitos aspectos, 2020 foi um ano incrivelmente difícil. A pandemia nos distanciou e nos colocou em estado de alerta com nossas máscaras, álcool em gel e cumprimentos com os cotovelos. Mas, em vez de apenas nos concentrar na dificuldade, podemos olhar o que aconteceu de bom. Esse foi um ano que:

Completamos 23 anos de nossa fundação e realizamos um vídeo relembrando a visão de que é possível transformar realidades por meio da inspiração de empreendedores que atuam em diversas causas socioambientais.

Nos meses de maio e junho, distribuímos 4000 cestas básicas, compostas somente por alimentos agroecológicos de pequenos produtores, para famílias em situação de vulnerabilidade durante a ação “Proteja e Salve Vidas” em parceria com a FBB.

Veja mais momentos dessa ação em nosso Instgram: https://bit.ly/38OFGLA
Saiba um pouco mais na matéria do FBB sobre a ação: https://bit.ly/3aTVxuZ

Foram realizados diversos encontros e capacitações no âmbito do projeto “REDE DE PRODUTORES DE CAMBUCI E NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA”, nº 17223, do edital “ECOFORTE-REDES-2017” da Fundação Banco do Brasil.

Em nosso Instagram (@institutoaua) você encontra diversos posts sobre o projeto, como a Oficina de Comunicação e Marketing, facilitada por Ana Cecília Bruni, e o post do Dia do Cooperativismo, onde José Augusto Vieira de Aquino, responsável pela assessoria jurídica, fala sobre a importância do cooperativismo na agricultura familiar brasileira.

Ainda tivemos 2 matérias em nosso blog sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas. Clique e saiba mais:
. Construção Participativa da Cadeia Produtiva de Frutas Nativas da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, Região Sudeste, Brasil
. Arranjos Produtivos e Redes Colaborativas na Mata Atlântica Paulista

Tiramos do papel a Rede de Ecomercado Mata Atlântica, uma iniciativa do Instituto AUÁ para recuperar o bioma no estado de SP e integrar social e economicamente seus habitantes.

Desde 2014 o Instituto AUÁ promove parcerias para geração de renda a partir da conservação dos recursos naturais e valorização das culturas locais, dando início à Rede de Ecomercado Mata Atlântica. Agora, em agosto de 2020, foi o momento de colher os frutos destas parcerias, especialmente com as indústrias Sorvetes Rochinha, WeBev e Naturanic, cujos representantes realizaram um dia de campo e visitaram os sítios de pequenos produtores e o Empório Cambuci, nos municípios de Salesópolis e Paraibuna.
A experiência veio consagrar a parceria para a introdução das frutas nativas nas suas linhas de produtos. Saiba mais em https://bit.ly/2McXqsb

Foram lançados os sabores Cambuci e Uvaia, resultado de uma parceria entre RochinhaAUÁ.

Mais que sorvetes de massa com geleia da fruta, eles são a prova de que a sustentabilidade é sempre o melhor caminho.
De um lado, as frutas são produzidas por pequenos produtores através do sistema de Agrofloresta, que ajuda a manter sempre viva a biodiversidade da Mata Atlântica. De outro, as regras de comércio justo gerando renda a essas famílias e perpetuando negócios e a floresta. E colaborando com tudo isso está você: consumidor que, além de poder experimentar sabores tão únicos, vai ter certeza de que, ao comprar esse produto, estará ajudando a gerar renda para as pessoas que cuidam da Mata Atlântica. Saiba mais em https://bit.ly/3nYJksx

Reinventamos no Programa Meio Ambiente nas Escolas para levar conteúdo para os educadores e atividades para os alunos.

No Youtube e Instagram do PMANE fizemos diversas Lives e postamos as atividades do #PMANEemcasa, para podermos manter o contato com a natureza sem sair de casa, e as #dicasambientaisPMANE dos professores e educadores envolvidos no programa.

Também demos início a um novo site, onde realizamos a atividade “O que vira lixo na sua casa”, que sorteou 3 tablets para os alunos que separaram seus resíduos sólidos durante 1 semana, e criamos uma área de Conteúdos Diversos, repleta de vídeos, atividades pedagógicas, jogos, publicações e sites sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos.

Nos unimos a um coletivo de organizações para lançar a campanha Amazônia em Casa, Floresta em Pé, e mostrar outra face da floresta, que produz uma grande diversidade de ativos cada vez mais usados na produção de alimentos deliciosos. A campanha é um convite para conhecer produtos que ajudam a manter a floresta em pé, porque são obtidos a partir do uso sustentável dos recursos naturais, gerando trabalho e renda para suas comunidades.

Fechando o ano, a RBCV lançou a publicação “Serviços Ecossistêmicos e Bem-Estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo“. Trata-se de uma publicação muito rica e aguardada, que traz estudos importantíssimos relacionados aos serviços ambientais no território da RBCV-SP. O lançamento ocorreu durante o Café Virtual do IF, que pode ser assistido em https://bit.ly/3aVdRDN

Clique aqui e baixe a publicação na integra

Em 2021 continuaremos enfrentando os desafios e seguiremos em busca da realização de nossos propósitos, de novas parcerias e de difundir os frutos nativos para os consumidores!

Vamos juntos nessa jornada!?!?!

Comente