Programa Professor Sustentável é mais nova parceria do Instituto Auá com Fundação Alphaville

Levar os professores a refletir sobre o verdadeiro papel do educador e sua vocação foi um dos estímulos da primeira oficina do programa Professor Sustentável, conduzida pela fundadora e conselheira do Instituto Auá, Ondalva Serrano, no último dia 29 de agosto, em Jundiaí (SP). Esta foi só uma das atividades de uma ampla formação dos professores da educação básica de cinco escolas de Jundiaí, dentro de um programa chamado Bairro Sustentável, da Fundação Alphaville.

O programa Bairro Sustentável foi inaugurado em 20 de agosto, com a presença dos representantes da Fundação Alphaville, Instituto Auá e Secretaria de Educação de Jundiaí. A ideal desse programa está na transformação do território a partir do espaço educador do bairro, que transcende os muros da escola e articula os potenciais e talentos educativos do bairro com as escolas.

“O Instituto Auá inicia esta nova e promissora parceria com a Fundação Alphaville, que vem apostando em ações voltadas à sustentabilidade das comunidades no entorno dos bairros Alphaville, as quais também estão alinhadas com nossa visão de uma educação integral para o desenvolvimento do ser humano, sua relação com o outro e a natureza”, destaca a diretora do Instituto Auá, Bely Pires.

Já o programa Professor Sustentável está estruturado em módulos que compreendem desde a reflexão sobre o papel do educador, a conceituação da ecologia profunda, Agenda 21, oficinas de biomapa e árvore dos sonhos, até elaboração de um plano de ação para a Agenda Ambiental Escolar. Sempre com a metodologia que une atividades intelectuais e reflexivas, com o fazer prático e as atividades sensoriais e de sensibilização.

Comente