Percussão com sucata e ritmos regionais irão compor oficinas pedagógicas

Já tendo estreado em Osasco e nas ruas de São Paulo, na véspera do carnaval, o grupo Atirei o Pau na Lata irá levar sua proposta de divulgação da cultura negra e nordestina, que embasa seu repertório popular, de domínio público e autoral, para oficinas de formação, nos mais diferentes formatos e temáticas. A ideia será capacitar multiplicadores e formar o público na construção de instrumentos, no aprendizado de ritmos básicos e no uso da sucata como elemento cênico.

O Atirei o Pau na Lata diferencia-se pelo uso de tambores reciclados e sucata na sua concepção musical e cenografia, ocupando espaços públicos, realizando espetáculos artísticos fechados, e em breve trará as oficinas pedagógicas, que desenvolvem a sensibilidade e a memória arquetípica dos participantes.

Com base na experiência de um dos integrantes do grupo, o músico e compositor Fábio Galho, uma das oficinas já está formatada: “A Valorização da utilização dos tambores reciclados”, que promove alongamento, preparação corporal e vocal, apresentação dos instrumentos e apresentação dos ritmos básicos, encerrando com uma apresentação dos participantes. 3 horas

Novas oficinas deverão incluir ainda “Expressão corporal – o corpo fala” ,  promovendo jogos corporais ou exercício de criação de cena; “Vivenciando o circo” , com modalidades circenses como malabares, acrobacia no solo, cambalhotas, estrelinhas, parada de mão e pirâmides,  a descoberta do palhaço dentro de cada um através de jogos teatrais,  equilíbrio com perna de pau, rolo e objetos e aéreos, com tecido, lira, trapézio, corda lisa, junto a temas transversais; “Teatro e corporeidade”, possibilitando a consciência corporal, noções de tempo, ritmo e espaço, com aprimoramento da cena teatral.

apresentao atirei o pau na lata-7
Fique de olho na agenda de apresentações do Atirei o Pau na Lata por meio do https://www.facebook.com/atireiopaunalata?fref=ts

Comente