Ondalva Serrano e Ana Primavesi celebram juntas Dia Mundial do Solo

A conservação e as boas práticas agroecológicas para manter o solo não poderiam ser melhor discutidas na data que marca o Dia Mundial do Solo, em 5 de dezembro, e neste que é o Ano Internacional dos Solos. A ONU escolheu este tema em 2015 visando mobilizar todo o planeta para a relevância desta parte fundamental da vida, a qual corre perigo pela degradação em todo o mundo.

Para celebrar o tema, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, realizou um evento especial no último dia 4 de dezembro, com ampla participação de especialistas e uma homenagem da conselheira do Instituto Auá, Ondalva Serrano, à doutora Ana Primavesi – com mais de 60 anos de estudos para difundir o valor do solo vivo.

“São mais de 400 artigos em revistas científicas e 10 livros da autoria de Ana Primavesi, que divulgou a todos como o solo vivo está na base da sustentação da vida humana. A percepção de que devemos copiar os procedimentos da natureza está entre seus legados para importantes”, destacou a secretária-adjunta de meio ambiente, Cristina Azevedo.

Segundo Ondalva Serrano, a visão da agrônoma austríaca sobre o processo de ciclagem do solo, onde cada micro-organismo tem seu papel na natureza e todos os corpos são interativos na ciclagem da biodiversidade, deve inspirar as atividades humanas. “Vamos acordar e deixar nosso potencial humano falar mais alto, e não os ganhos econômicos, só assim o trabalho de Ana Primavesi terá continuidade”, disse Ondalva.

A homenageada aproveitou para lembrar aos presentes que a agricultura possui diferentes níveis, “não é só sujar os pés e as mãos na terra, mas trabalhar com processos de vida”.

2 Comentários

  1. Afonso Peche Filho

    Evento maravilhoso, cheio de gente maravilhosa. A Drª Ana Primavesi foi quem homenageou todos os presentes com sua humildade e amor pelo solo e pela vida.

Comente