Instituto Auá e ONG Capivari-Monos realizam banqueteria com nativas e plantio de mudas

No dia do Voluntariado deste ano, a ONG Capivari-Monos, importante parceira da Rota do Cambuci, convidou o Instituto Auá para uma ação inédita, de realizar o preparo de um cardápio especial com o toque da Mata Atlântica no buffet da edição 2016 do Dia dos Voluntários da Fundação Telefônica/Vivo.

A ideia de oferecer alimentos que despertem para o valor de nossa biodiversidade foi complementar ao plantio de mudas que a ONG Capivari-Monos também realiza com os funcionários da Fundação, de quem é parceira há três anos, e com apoio de alunos do Centro Universitário São Camilo.

A parceria foi decisiva para dar maior sentido à atividade de voluntariado socioambiental, aproximando ainda mais as pessoas da temática. O objetivo era recuperar uma nascente na região de Parelheiros (SP), próxima ao viveiro da ONG Capivari-Monos, mas o trabalho foi além do plantio de 1.200 mudas nativas. Foi possível valorizar ainda mais as espécies do viveiro, que também estavam presentes no cardápio, vendo de perto e saboreando suas qualidades, o que tornou o tema da sustentabilidade mais concreto”, reforça Claudia Prudente, coordenadora de projetos da ONG Capivari-Monos.

Segundo ela, ações como esta também trazem um novo olhar para as famílias que vivem na zona rural, a exemplo de Parelheiros, e como fazer a conservação ambiental a partir de pequenos gestos do dia a dia, promovendo mudanças.

_mg_8789

Com cerca de 150 voluntários presentes, o cardápio foi incrementado pelo Instituto Auá com sabores que despertaram o paladar dos presentes: o tradicional bolo de fubá foi servido com Cambucizada, o rocambole recheado com geleia de Cambuci e Juçara, o sorvete de Cambuci acompanhou a sobremesa de frutas, e até o sanduíche de metro ganhou recheio de castanha do Pará, abobrinha salteada e Cambuci em pedaços.

Percebi que a apresentação dos pratos e o gosto dos frutos da Mata Atlântica atrai a atenção das pessoas, ficaram encantadas com o uso dessas espécies. Aproveitei para falar da importância da floresta, ampliando a relação com o plantio das mudas”, conta Gláucia Ferreira, chef e representante comercial do Empório Mata Atlântica, do Instituto Auá.

A redescoberta do valor das espécies nativas vem acontecendo de diferentes formas e a atração pelo paladar e o aspecto visual é um importante meio de reforçar esse interesse.

Segundo Gláucia, muitos não sabem que espécies nativas podem fazer parte do cardápio e quando degustam os pratos ficam naturalmente surpresos. “Descobrem que a mata não é algo distante, que é possível ela estar em nossa mesa”.

Confira a seguir a Galeria de Imagens fornecida pela Fundação Telefônica

Divulgação Fundação Telefônica

Comente