Escolas de Mairinque se unem para retirar óleo usado do meio ambiente

Aconteceu na primeira semana de agosto o encontro de gestores escolares do Programa Meio Ambiente nas Escolas de Mairinque, com a presença de toda a rede pública, do Secretário de Educação e dos parceiros da iniciativa do Instituto AUÁ, Preserva Recicla, Programa Ação Renove o Meio Ambiente Óleos Liza e Prefeitura Municipal. “Temos cada vez mais diferentes parceiros para uma mesma união, em torno do cuidado com o ambiente, trazendo para perto de todos a questão do impacto do óleo”, destacou o Secretário.

Para extrapolar os muros da escola, há uma ampla campanha em divulgação nos locais públicos da cidade e na mídia regional, influindo positivamente no conhecimento sobre o tema. Em pesquisa feita pela equipe do programa, cerca de 93% da população entrevistada afirma conhecer o Meio Ambiente nas Escolas. “Estamos atuando com mudanças de comportamento e, apesar de muitos afirmarem conhecer a iniciativa, ainda assim não separam o resíduo. Daí a importância da educação ambiental nas escolas, para formação da consciência dos jovens”, destacou Anne Trummer, educadora do Instituto AUÁ.

Em 2018, já foram coletados pela Preserva Recicla 7.971 litros de óleo de cozinha usado, que reverteu em renda para projetos de 33 escolas municipais e estaduais. Os gestores escolares possuem belos exemplos destes projetos, como a horta suspensa criada pela EM Márcio de Camargo, a compostagem em desenvolvimento na EM Maria Helena Chesine ou a criação de receitas saudáveis na EM Dirce Marins.

No encontro de gestores, voluntários da Fundação Cargill também desenvolveram uma atividade sobre alimentação saudável, em que foi possível notar hábitos alimentares e como criar refeições equilibradas. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura contou o quanto a preservação do verde está ligada à educação ambiental e sensibilização das pessoas, a exemplo dos plantios que realiza nas escolas.

“O potencial para as escolas fazerem o elo com a comunidade é muito grande, é possível criarem vínculo com os estabelecimentos locais para coleta do óleo, até promoverem o reconhecimento dessas ações em eventos escolares”, destacou Leonardo Giardini, empreendedor da Preserva Recicla.

Comente