Escolas de Carapicuíba serão pontos de entrega voluntária do óleo de cozinha usado

O município de Carapicuíba intensifica ações para estender a coleta do óleo de cozinha usado a toda a população. O Programa Meio Ambiente nas Escolas, que já existe desde 2016 no município, quer tornar as mais de 40 escolas municipais, além das escolas estaduais, em Pontos de Entrega Voluntária do óleo, junto à atividades de educação ambiental com os alunos da rede pública e mobilização de suas famílias. A coleta do óleo impede a contaminação de mananciais e educa para uma cidade mais limpa. O programa é uma realização do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Concórdia, em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba.

“A consciência da população em relação à coleta de óleo e separação de resíduos tem refletido em melhores resultados a cada ano, o que se deve, entre outras coisas, aos esforços de políticas municipais para o cuidado com os recursos naturais” diz Airton Battata, Secretário de Meio Ambiente em Sustentabilidade de Carapicuíba. Entre as ações que foram intensificadas a partir de 2017, está o funcionamento dos Ecopontos, que receberam mais de 560 toneladas de resíduos nos seis primeiros meses de 2018, e todos estes materiais receberam uma destinação correta.

O programa é uma realização do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Concórdia, em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba. A proposta é fazer com que o descarte correto do óleo de cozinha usado se transforme em conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente. Pela lógica do programa, o recurso da venda do óleo entregue nas escolas, passa a ser destinado para a Associação de Pais e Mestres que decide em quais projetos de educação ambiental investir, assim como em novos produtos sustentáveis.

O programa também já existe em Mairinque, Cotia, Itapevi e Itapecerica da Serra. E entre os principais resultados ambientais, a coleta do óleo impede a contaminação de mananciais e educa para uma cidade mais limpa.

“Queremos que esta iniciativa seja algo permanente no município, com a população consciente dos benefícios que os resultados de coletar o óleo proporciona, como a não contaminação dos recursos hídricos e mananciais locais, a geração de renda e o fortalecimento da rede de coleta, com órgãos públicos e estabelecimentos comerciais envolvidos na entrega”, destaca Gabriel Menezes, presidente do Instituto AUÁ.

A partir de agosto de 2018, será realizada uma campanha de coleta de óleo em pontos estratégicos da cidade, visando fornecer informação e orientação à população. Ao extrapolar os muros da escola, com outdoors, cartazes, tendas e mídia local, a campanha permitirá aos cidadãos acessarem os pontos de coleta e participarem diretamente da gestão dos resíduos.

“Acreditamos que a educação ambiental é o primeiro passo para termos sucesso na logística reversa, e nada melhor do que fomentar o tema dentro das escolas. Nós, como produtores de óleo e conscientes da nossa responsabilidade, queremos mobilizar o maior número de famílias”, diz Stefano Gatti, especialista em sustentabilidade da Óleo Concórdia.

 

Comente