Cambuci chega à merenda escolar de Itapecerica da Serra (SP)

Descobrir um novo sabor, sentir que não só a laranja é rica em vitamina C e que há frutos típicos da região, são alguns dos aprendizados que as crianças e jovens da rede municipal de Itapecerica da Serra irão ganhar com a introdução do Cambuci na alimentação escolar local. O Empório Mata Atlântica entregou essa semana a primeira cota, de 330 quilos de Cambuci congelado dos produtores da Rota do Cambuci, para o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) do município, e pelos próximos 6 meses serão entregues o total de 2,1 mil quilos do fruto, ou 2,1 toneladas. Inicialmente, 34 escolas passarão a ter suco de Cambuci na merenda, mas a ideia é atingir as cerca de 80 unidades escolares da rede, como conta o diretor do DAE, José Flávio Rosa.

P– Por que comprar o Cambuci para a merenda escolar?

Flávio – Quando decidimos pelo Cambuci pensamos em dar espaço para um produto característico da região, e logo que fizemos os testes teve ótima aceitação. É uma fruta brasileira que poucos conhecem e essa é a função da merenda escolar, mostrar para os alunos a diversidade alimentar que possuímos.

P– Como se dá a logística de compra, entrega e distribuição do Cambuci?

Flávio – Abrimos a chamada pública e o Instituto Auá passará a entregar para o DAE, que fará a distribuição para as 34 unidades de ensino. Como é um produto novo, vamos entregar aos poucos até atingir as 80 unidades. Antes do pedido, já trabalhamos o Cambuci no cardápio das escolas, pré-elaborado pelos nutricionistas com o suco do fruto. O Cambuci é entregue no mesmo dia em que chega no departamento.

P– Há algum trabalho educativo junto à comunidade escolar para a importância dos frutos nativos?

Flávio – Sim, essa compra faz parte de um trabalho maior de educação alimentar e nutricional realizado pelo DAE, com informações sobre alimentos da região, como também os hortifrútis que passamos a comprar dos produtores locais. A ideia é priorizar e incentivar o pequeno produtor daqui ao invés de comprar só de outros Estados. Somos uma região produtora de verduras e frutas e muitas famílias ainda possuem contato com a terra.

mg6317

Comente