20 anos RBCV – Cerimônia emociona ao revelar história da maior reserva urbana do mundo

Tudo começou com um movimento popular, que mobilizou mais de 150 mil assinaturas contrárias a construção da Perimetral Norte (hoje no mesmo traçado do Rodoanel) e a favor da criação de uma Reserva da Biosfera na região metropolitana. Nascia a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, outorgada pela UNESCO em 1994, “um instrumento inovador, ao unir a conservação ambiental e bem-estar humano em áreas altamente urbanizadas, apontando um novo modelo para o mundo”, segundo o diretor da Fundação Florestal para a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Mantiqueira, Rodrigo Braga Moraes Victor.

Ele foi um dos homenageados na cerimônia dos 20 anos da RBCV, realizada no último dia 9 de junho, no Horto de São Paulo, com a presença dos principais personagens que compuseram a história da reserva. Entre eles, a educadora e criadora da metodologia do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social, Ondalva Serrano, também da AHPCE/Instituto AuÁ de Empreendedorismo Socioambiental.

Representantes de todos os Núcleos do Programa de Jovens estiveram presentes, principalmente esses jovens que tiveram suas vidas transformadas pela formação para o ecomercado, reforçando o papel desse programa pioneiro com a juventude para a preservação do Cinturão Verde e o empoderamento para o desenvolvimento local sustentável.

Mauro Victor, que pode ser considerado a personalidade mais relevante na história de criação da RBCV, com intensa liderança na mobilização popular pela reserva,  ambientalista e ex-diretor do Instituto Florestal, destacou a avaliação dos serviços ecossistêmicos apresentada no evento como um “antídoto”para evitar o cenário de conurbação da mancha urbana que poderá dobrar nos próximos 30 anos.

O evento concedeu homenagem a 54 pessoas que contribuíram com a história do Cinturão Verde: os responsáveis pela criação da RBCV; pesquisadores; quem presidiu o sistema de gestão e sua implementação; representantes da Secretaria-Executiva; entre outros. “O objetivo foi resgatar a memória para projetar a Reserva e o enfrentamento dos desafios de gestão desse complexo território. As homenagens mostram que cada personagem foi único para esses 20 anos de história”, afirma Elaine Rodrigues, secretária-executiva da RBCV.

A AHPCE/Instituto AuÁ de Empreendedorismo Socioambiental recebeu reconhecimento, por sua parceria no Programa de Jovens, na Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos, e no apoio a uma série de atividades. Ao final, uma exposição de imagens históricas, e uma apresentação das crianças envolvidas com a RBCV, encerrou a diferenciada celebração.

Comente