Cozinha 212 tem melhor bartender do país e revela drink único de Cambuci ao mundo

Criador de bebidas diferenciadas como o coquetel de Cambuci com Gin ou o Bloddy Mary com um toque de Beterraba e Sal com Angustura, o Chef de Bar Diogo Sevílio, do Cozinha 212, tornou-se o melhor Bartender do Brasil na etapa nacional do campeonato World Class 2017, e segue agora para a final mundial, no México, entre 20 e 25 de agosto. Além do reconhecimento, ele comemora também a oportunidade de revelar ao mundo produtos da nossa cultura local, como as espécies nativas da Mata Atlântica, que vêm usando por meio da parceria com o Instituto AUÁ. “Voltei a me apaixonar pela profissão ao descobrir que posso defender uma causa importante”, declara Diogo.

AUÁ – Como essa premiação pode trazer visibilidade para seu esforço de revelar os sabores de nossa biodiversidade?

Diogo – Além deste prêmio dar destaque para meu trabalho e o que desenvolvo com as espécies locais, coincidentemente, o tema da prova final do concurso no México é “os desafios socioambientais por que passa seu país”. Vou aproveitar para falar dos impactos negativos da monocultura, como o empobrecimento do solo e das culturas humanas, e de todo o trabalho dos agricultores com as nativas, que considero um esforço de “guerrilha” por ainda não serem economicamente reconhecidos. Quero dar ênfase a essa agricultura florestal e a trabalhos como o do Instituto AUÁ na viabilização e profissionalização desses trabalhadores rurais.

AUÁ – Qual o seu papel como Bartender nesse sentido?

Diogo – Em paralelo ao ativismo, tenho a proximidade com a ponta do cliente e como transmitir essas ideias por meio da criação dos drinks. O concurso é uma forma de ampliar o alcance das ideias que já pratico, de disseminar os discursos que fazem as pessoas entenderem a relação com a origem das coisas. Quando percebi que meu cardápio ajuda no fortalecimento desta cultura local, surgiu uma nova motivação, já que posso defender ideais na forma como me expresso nos copos.

AUÁ – Fale mais da bebida com Cambuci que você criou e como ela é percebida pelos clientes.

Diogo – É um coquetel de Gin, Doce de Cambuci e Gin Tônica que virou um “best seller” da casa, o qual pretendo apresentar no mundial. Quando prova a bebida, o cliente percebe algo diferente, perfumado e delicado. Muitos me perguntam sobre o fruto e não deixo de falar sobre a importância de seu cultivo. Recentemente, recebi até a mensagem de um cliente dizendo que tinha comprado Cambuci e queria uma dica do que fazer!

Comente