O ano de 2017 foi repleto de realizações para o modelo inovador que o AUÁ propõe desenvolver: recuperar a biodiversidade por meio do valor de nossa identidade territorial e pela criação de um novo ecomercado. Para isso, construímos a Estratégia Mata Atlântica que integra várias iniciativas: os pomares de cultivos agroecológicos nos sítios do Alto da Serra, o Armazém Biomas possibilitando à cadeia dos produtos da sociodiversidade ter estrutura de comercialização, o Empório Mata Atlântica unindo as pontas para a distribuição e conhecimento pela sociedade, o Sabor Nativo que sensibiliza e educa por meio do alimento, a Comunicação fazendo chegar a mensagem do resgate ambiental e cultural, e a Educação Integral interligando as ações com foco no desenvolvimento do ser humano. Fique por dentro de tudo o que aconteceu este ano.

Ações, Parcerias e Reconhecimentos

Vencemos o 1º lugar, na Categoria Natureza, no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, com o projeto “Cambuci, Mata Atlântica e Ecomercado”.

O Instituto é o 2º colocado, entre 130 inscritos de todo o Brasil, no Desafio Ambiental, promovido pelo WWF-Brasil, como o melhor projeto em Inovação e Empreendedorismo em Restauração Florestal de Biomas, com o projeto “Potencial das Nativas da Mata Atlântica para fortalecimento do ecomercado e recuperação do Cinturão Verde de SP”.

Iniciamos o projeto Pomares Mata Atlântica, financiado pelo Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que por 2 anos irá mapear propriedades para implantação de sistemas agroflorestais em áreas agrícolas que protegem a região de mananciais do Alto Tietê, desenvolvendo um plano de manejo agroecológico com cada produtor em 100 hectares de terra.

O Armazém Biomas, galpão de 500 metros quadrados do Instituto AUÁ com estrutura de câmara fria e armazenamento de produtos socioambientais, começou a funcionar para permitir a logística de comercialização desses produtos de comunidades locais.

Realizamos o vídeo “Gente, Natureza e Ecomercado”, em comemoração aos 20 anos do AUÁ, com a divulgação da nossa história pela voz dos envolvidos com as nativas, o ecomercado, a educação e a Mata Atlântica.

Foram diversos lançamentos de parceiros da indústria e de estabelecimentos gastronômicos que incorporaram a riqueza do Cambuci e das nativas em novas receitas:

– os Chocolates orgânicos de Cambuci da AMMA Chocolates

– a cerveja artesanal Tropicália com Uvaia e Grumixama, do chef Guga Rocha

– o Kombuchá com Cambuci e Chá Verde do Le Manjue Organique

– a Cachaça com Cambuci CambuSanto

– o Creme de Cambuci da Ecofresh

O Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas conquistou o paladar das pessoas em diferentes eventos em que foram servidas receitas doces, salgadas e bebidas inéditas, com oficinas sobre as receitas com nativas: em eventos da Fundação Telefônica, do Sesc Bertioga e São Caetano, da SOS Mata Atlântica, da IUCN – International Union for Conservation of Nature, e muito mais.

Cambuci chegou à alimentação escolar de milhares de jovens e crianças nos municípios de Itapecerica da Serra e Caraguatatuba por meio da parceria com o Empório Mata Atlântica, que distribui o fruto produzido por agricultores familiares.

Com a proposta de mobilizar a comunidade para uma logística reversa modelo do óleo comestível usado, o Programa Meio Ambiente nas Escolas comemorou as atividades de 2017 na cidade de Mairinque (SP) com resultados importantes para o meio ambiente local. Todas as escolas municipais se tornaram Pontos de Entrega Voluntária do óleo, resultando em mais de 2 mil litros arrecadados em 2016 e 6,7 mil litros em 2017, nesta iniciativa do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e óleos Liza.

Houve recorde de público no Festival de Abertura da Rota no Largo do Cambuci e nos Festivais que aconteceram em 12 municípios ao longo de todo o ano, reforçando o crescente interesse pelos produtos artesanais à base do fruto.

Inauguramos nossa página no Engaja Brasil para doações de pessoas físicas que queiram contribuir com as ações do Instituto na luta por introduzir a biodiversidade brasileira no ecomercado, a educação integral e os alimentos orgânicos.

Banca Orgânica ampliou a parceria com as lojas Mundo Verde, que possuem coletivos de consumo em 10 lojas em bairros de São Paulo: Aclimação, Moema, Museu do Ipiranga, Parque da Aclimação, Perdizes, Pompéia, Saúde, Vila Bueno, Vila Madalena e Vila Zelina.

Teve início o programa educativo que será desenvolvido no Sesc Sorocaba em 2018 com condução pela conselheira do AUÁ Ondalva Serrano, com a V Feira Agroecológica: Rasgada de Sabores, em Sorocaba, que inclui a participação dos futuros monitores do programa.

A participação em grandes eventos cresce a cada ano, com destaque para a presença do AUÁ nos seguintes encontros: “Desafios Socioambientais Contemporâneos” no Sesc Vila Mariana, BioBrazil Fair, FispalBrazil PromotionFeira Viva, Feira da Vila Madalena, evento Bunkyo Rural, evento “Marketing Territorial” da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, Cozinha Viva La Marina, Mesa-SP, VII Seminário de Educação Ambiental do Vale do ParaíbaII Encontro de Restauração do Vale do Paraíba, evento Biomas Brasileiros do Instituto ATÁ, entre outros.

Participamos de diferentes ações de mobilização social e articulação em rede: o Banquetaço que aconteceu no centro de São Paulo a favor de uma comida de verdade, o VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia com a presença de produtores da Rota do Cambuci, os encontros da Frente Parlamentar Ondalva Serrano que resultaram nova Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, além da adesão à iniciativas como o Pacto Global para cumprimento dos ODS– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Coalizão do Clima.

O Instituto manteve as aparições na mídia e em reportagens exclusivas como a do Repórter Eco sobre os 20 anos do AUÁ:

A Comunicação teve várias ações de destaque para dar visibilidade à mensagem socioambiental: a parceria com a revista Prazeres da Mesa para divulgação de anúncios sobre o Cambuci e as espécies nativas, a realização do evento Nativas 360º que reuniu centenas de pessoas no Mercado Municipal de Pinheiros, a reformulação do site do Instituto AUÁ mais moderno e navegável, a criação do documentário de 20 anos da ONG e de diferentes materiais para o Sabor Nativo, o Pomares Mata Atlântica e o Empório Mata Atlântica, como as novas embalagens dos picolés de marca própria do Empório.