Agroecologia e Sistemas Agroflorestais: Benefícios e Resultados do Projeto Semeando em 2022

A Agroecologia e os Sistemas Agroflorestais têm sido pauta de discussão em todo o mundo, como uma forma mais sustentável de produção agrícola. Nesse contexto, um projeto que tem se destacado é o Semeando Economia Verde na Mata Atlântica, que tem como objetivo sensibilizar e construir conhecimento em torno desses temas, além de preparar e plantar mais de 40 hectares de Sistemas Agroflorestais em áreas de restauração ecológica, plantando 50.000 mudas no processo, em um total de 54 sítios e assentamentos no entorno da Serra do Mar Paulista.

Ao longo de 2022, o projeto tem obtido excelentes resultados, com a participação direta de 69 beneficiários, dos quais 55 foram beneficiados com plantios. Até agora, 44.300 mudas já foram plantadas. Além disso, a construção de parcerias na região tem ajudado a fortalecer a rede de produtores e disseminar o conhecimento que vem sendo adquirido. Outra conquista foi a produção de sementes de adubação verde, que além de serem utilizadas pelos produtores, podem ser comercializadas.

Os resultados têm sido bastante positivos, com destaque para o ótimo pegamento das mudas e desenvolvimento das áreas. Para os participantes que já conheciam e buscavam utilizar os Sistemas Agroflorestais, o resultado tem sido ainda melhor, com um melhor aproveitamento das áreas e maior produtividade. Já para os que se aproximaram do tema neste projeto, a satisfação de aprender mais sobre Agroecologia e compreender os processos que estão ocorrendo nas áreas tem sido grande.

O projeto tem sido uma oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento sustentável, e tem mostrado como a Agroecologia e os Sistemas Agroflorestais podem ser uma alternativa viável e eficiente para a produção agrícola. É importante destacar que esse tipo de iniciativa não só ajuda a promover uma produção mais sustentável, mas também contribui para a valorização da cultura local e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, com geração de renda a partir da comercialização dos alimentos produzidos.

O projeto Semeando Economia Verde na Mata Atlântica é realizado pelo Instituto Auá em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Consórcios Banco do Brasil e Grupo Verde.

Comente