Rota do Cambuci: novos parceiros, exposição na mídia e produção crescente
O início de 2015 trouxe boas notícias para o desenvolvimento das diferentes frentes de atuação da Rota do Cambuci. Por meio do Empório Mata Atlântica, que distribui o fruto diretamente dos produtores da Serra do Mar, houve ampliação de mercados em estabelecimentos como o Restaurant La Marina, no Guarujá, e a pastisserie Le Petit Nicolas, em São Paulo.
O primeiro abriu as portas para a divulgação do Cambuci a seu público, composto por amantes da cozinha internacional com interesse em produtos da biodiversidade brasileira, criando caipirinhas, sobremesas e até um sofisticado prato à base de vieiras, sempre usando o Cambuci. Já a delicada pastisserie conseguiu fazer o fruto cair no gosto do público com receitas como a de panacota, parecida com uma mousse, coberta com uma camada de Cambuci sem casca triturado.
Na outra ponta, a produção de Cambuci nas propriedades da Serra do Mar e a ampliação do conhecimento sobre o cultivo do fruto vêm avançando no âmbito do Arranjo Produtivo Sustentável (APS) da Rota. No último encontro do grupo, em 28 de janeiro, foi apresentado um Manual de Boas Práticas na Produção de Cambuci, sistematizando o conhecimento acumulado sobre o fruto, e buscou-se o planejamento para 2015, dentro de um Plano Agroecológico de Produção do APS.
Todo o esforço empreendido pela Rota do Cambuci também vem ganhando espaço em veículos de comunicação, que revelam ao grande público a importância dessa iniciativa. São exemplos as matérias “Projeto colhe dez toneladas de Cambuci no 1º ano”, no jornal DCI, e “Fruto do Cambuci alcança novos mercados”, no jornal do Cambuci & Aclimação.
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