AHPCE divulga Educação Integral em congresso da COMAM
A AHPCE participou do V Congresso de Municípios promovido pela COMAM – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Franca – SP.
O Congresso de Municípios do COMAM é uma reunião anual de toda a classe política e administrativa pública municipal da região mogiana. Durante o evento ocorreu a troca de experiências, informações, articulações e análise dos assuntos mais emergentes, com a presença de prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as), deputados estaduais, deputados federais, primeiras damas, presidentes de fundos sociais, secretários e diretores municipais das áreas jurídica, administrativa, financeira, tributária, fiscal, saúde, obras, habitação, cultura, esporte e educação.
A AHPCE teve a oportunidade de divulgar ao público do congresso sua experiência com projetos de Educação Integral em contraturno escolar com jovens e crianças, chamando a atenção de municípios interessados em desenvolver e implementar projetos nesta área.
“Entendemos por Educação Integral a integração de currículo para o desenvolvimento global de crianças e adolescentes, por meio de atividades interdisciplinares e diversificadas com a participação de outros atores sociais como as famílias, a comunidade e as instituições civis organizadas. Para alcançar os objetivos da Educação Integral acreditamos que seja necessária a ampliação do tempo de permanência dos educandos no processo educacional transitando por diferentes linguagens, espaços educadores e áreas do saber humano.
Buscando contemplar a Educação Integral em Período Integral, viabilizamos atividades que abarquem as diversas áreas da vivência e convivência humana e ambiental, no período de turno complementar, possibilitando a ampliação das aprendizagens.
Em nossa prática pedagógica buscamos desenvolver a visão globalizante da realidade sistêmica, transitando por espaços educadores interativos, saudáveis e éticos em respeito ao programa potencial singular de cada ser humano”. Ondalva Serrano – Doutora em Agronomia e ex-docente pela ESALQ-USP. Fundadora e conselheira de gestão da AHPCE. Desenvolvedora da metodologia e coordenadora pedagógica da rede de núcleos do Programa de Jovens com apoio da UNESCO. Coordenadora pedagógica do Projeto Escolinha do Futuro de 2009 a 2011. Membro da equipe pedagógica da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil – UNEFAB – e difusora da metodologia na França e Espanha.
Há 16 anos a AHPCE em parceria com o Instituto Florestal e com o apoio da UNESCO, promove a formação integral e ecoprofissional de jovens entre 15 e 21 anos de idade, moradores de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), estudantes do ensino fundamental II e médio da rede pública de ensino, no contraturno escolar. São oferecidas, no período de dois anos de formação, seis oficinas temáticas: Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis (PROMAFS), Agroindústria Artesanal, Consumo, Lixo e Arte, Turismo Sustentável, Formação Integral e Iniciação Científica.
Em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco, há 5 anos a AHPCE realiza o projeto Escolinha do Futuro que tem como objetivo contribuir para desenvolvimento educacional e social de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de Osasco, por meio de atividades complementares (artísticas, culturais, esportivas) no contraturno escolar, sendo uma opção de Educação Integral. Atende em média 15.000 crianças por ano em 56 unidades escolares do município.
São oferecidas atividades educacionais artístico-culturais como Teatro e Dança, Música, Circo e Capoeira; atividades de Apoio Pedagógico e Xadrez (APX) como Meio Ambiente, Cidadania desde a Infância, Educação para o Trânsito, Jogos Cooperativos e Xadrez; e atividades motoras de tipificação esportiva como o Judô, Karatê, Futebol de Campo, Futsal, Basquete e Vôlei.