Ângela de Cara Limpa consolida a incubação de ecoempreendimentos e caminha para a autossustentabilidade
Em parceria com a Sociedade Santos Mártires, a AHPCE vem contribuindo com a sustentabilidade do manancial da Represa Guarapiranga no Jardim Ângela, em São Paulo, com o Programa de Educação e Defesa Ambiental Ângela de Cara Limpa. Este Programa visa a formação de um Arranjo Produtivo Local da Reciclagem, além da agroecologia urbana e o monitoramento do Manancial,, trazendo novas oportunidades de trabalho para a comunidade do entorno, combatendo a vulnerabilidade social e a degradação ambiental com a formação de ecoempreendimentos solidários.
O método inovador adotado de Incubação, denominado “Empreendimento-Escola”, está viabilizando, em 3anos, a formação e autosustentabilidade de 5 ecoempreedimentos solidários. Atualmente o Programa apóia o desenvolvimento de 5 ecoempreendimentos:
Reciclângela: Formado por 12 pessoas, em parceria com o CAPS-AD, coleta cerca de 14ton/mês de materialreciclável em mais de 40 pontos na região.
Papel de Mulher: Formado por 5 mulheres, em parceria com a Casa Sofia, produz papel artesanal 100% reciclado pós consumo e confecciona folhas A3, A4, A5, cadernos, agendas, blocos e cadernetas.
Reciclegami: Formado por 4 jovens, transforma resíduos de papel em produtos decorativos de alta qualidadecom a técnica de origami, confeccionando caixas, vasos, brincos, colares e animais.
Mudação: Em uma área de 6.000m², produz hortaliças, temperos, plantas medicinais e aromáticas emudas de espécies nativas; propõe a conservação de remanescentes de áreas verdes e matasciliares, e praças públicas.