Encontro de gestores escolares fortalece a coleta do óleo de cozinha usado em Carapicuíba
Cerca de 60 pessoas, entre diretores de escola, professores e parceiros do Programa Meio Ambiente nas Escolas, participaram do encontro de formação de gestores escolares de Carapicuíba, no último dia 21 de agosto. O evento no Centro de Educação para a Sustentabilidade – CES do município, reforçou a ideia de que é possível cuidar do meio ambiente por meio de um recurso de fácil retorno, como o óleo de cozinha usado, e com a criação de uma rede de cidadãos, empresas e ONGs unidos em um só propósito. A meta é se recolher 3 mil litros de óleo até o final de 2018.
O objetivo maior do Programa Meio Ambiente nas Escolas é fazer com que o descarte correto do óleo de cozinha usado se transforme em conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente. O recurso da venda do óleo entregue nas escolas, passa a ser destinado para a Associação de Pais e Mestres que decide em quais projetos de educação ambiental investir. E a coleta do óleo impede ainda a contaminação de mananciais e a obstrução da rede coletora da Sabesp, além de educar para uma cidade mais limpa.
Desde 2014, o programa mobiliza alunos e professores para a coleta desse resíduo, mas a partir de agosto de 2018 ganhou uma educadora ambiental e ações na cidade para atingir toda a rede pública de ensino, mobilizando as famílias e a população em geral. O programa é uma realização do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Concórdia, com o Óleo Sustentável e a Prefeitura de Carapicuíba.
Para Stefano Gatti, especialista em sustentabilidade da Óleo Concórdia, que patrocina a iniciativa, “a educação ambiental é o caminho para o sucesso na logística reversa do óleo de cozinha usado, e o papel da empresa é divulgar e fomentar a coleta”. O responsável pela área de responsabilidade socioambiental da Sabesp, Luiz Moreira, também lembrou que meio ambiente e saneamento são indissociáveis, reforçando o quanto a gordura deteriora as tubulações de coleta de esgoto, “e o simples descarte de óleo no ralo, afeta a rede coletora, a rua, o solo e os mananciais”.
O município de Carapicuíba conta com o projeto de Eco Agendas Escolares, que visa a implantação da Agenda 21 nas escolas e, segundo Vladimir da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a coleta de óleo será a primeira ação dentro desta agenda que poderá incluir hortas, economia de energia e outros temas. Para a educadora ambiental do Instituto AUÁ, Carolina Cotrim, cada escola possui uma história diferente e é possível desenvolver atividades socioambientais exclusivas que sensibilizem seu entorno.
Oi boa tarde eu tenho muito óleo de comida pra doar usada acha q chega ser uns 7 litros
Olá Adriana, é só levar eles para uma das escolas participantes, consulte em https://institutoaua.org.br/programa-meio-ambiente-nas-escolas/