Projeto “Semeando Biodiversidade” realiza mutirão-oficina em área de restauração no Sítio Minha Estância

O projeto “Semeando Biodiversidade no Vale do Paraíba”, do Instituto Auá em parceria com a Fundação Banco do Brasil, está plantando 3 mil mudas, incluindo nativas da Mata Atlântica, para fomentar a restauração produtiva ecológica na região, envolvendo sitiantes e assentados interessados na implementação de Sistemas Agroflorestais em suas áreas.


Além dos plantios, a equipe técnica oferece oficinas de capacitação agroecológica e realiza assistência técnica rural nos locais, de forma personalizada. A ideia é recuperar o bioma, restaurando áreas degradadas, recuperando nascentes, protegendo o solo e os cursos d’água, além de buscar a geração de renda para os agricultores familiares, o que também inclui planejamento comercial.


Entre as últimas atividades, realizadas no mês de abril e maio, estão a preparação do solo e dos berços e o plantio de café agroflorestal no Sítio Minha Estância, dos agricultores Laurivane e Ana, em Taubaté, SP.


Para essa realização, a parceria entre a equipe do projeto “Semeando Biodiversidade” e a Rede Agroflorestal tem sido fundamental.


Um dos marcos desse trabalho conjunto foi a abertura, em mutirão, da estrada na área de maior declive do terreno do Sítio, viabilizando o acesso facilitado à plantação do café agroflorestal. Mesmo diante de desafios, a determinação e a colaboração da equipe resultaram em soluções eficazes.


Os testes de abertura de sulcos com o tratorito da família, apesar das dificuldades iniciais, evidenciaram a importância da preparação do solo para a preservação e otimização do cultivo na região. Essas ações refletem o compromisso com a sustentabilidade e a busca por práticas ambientalmente responsáveis.

A colaboração entre os envolvidos, que também contou com sitiantes vizinhos, resultou em atividades como roçada, marcação e abertura de berços, adubação, aplicação de hidrogel e plantio de mudas, além de compartilhamento de conhecimentos sobre os sistemas agroflorestais implantados e a valorização da restauração da área de nascente ali presente.


Essas iniciativas exemplificam o potencial transformador da união de esforços em prol da preservação ambiental e da promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para um futuro mais verde e equilibrado para todos, e têm sido um exemplo para agricultores da região.

Continua acompanhando realizações do projeto por aqui.

Comente