Festival de comemoração dos 15 anos da Rota do Cambuci no Mercadão, nos dias 13, 14 e 15/dez/24

Mercado SP apresenta: Festival de 15 Anos da Rota Eco Gastronômica do Cambuci no Mercadão 🎉

Oportunidade de celebrar uma década e meia de tradição, sabores e cultura da Mata Atlântica! Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o Mercadão será palco do Festival de 15 anos da Rota Eco Gastronômica do Cambuci.

O evento oferece degustações, pratos típicos, produtos artesanais, música e uma verdadeira imersão nas riquezas das frutas nativas da Mata Atlântica. É o momento perfeito para experimentar o sabor autêntico do Cambuci e descobrir o seu potencial na gastronomia paulista. 🌱
Traga a família e seus amigos para este encontro único e nos ajude a cantar parabéns por esses 15 anos de história! Vamos juntos valorizar o que a nossa terra tem de melhor.

Contamos com a sua presença!
📅 Data: 13, 14 e 15 de dezembro
📍 Local: Mercado Municipal Paulistano, Mercadão
Acesso pelo portão 12
Espaço de Eventos
Horário: sexta e sábado 10h às 18h / Domingo 10h às 16h

Programação:
Sexta-feira 13/dez:

10H – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci

OFICINAS SABORES DA MATA ATLANTICA (Espaço Goumert)
12H – Chef Ana Tomazoni Sabor & Saber Gastronomia

14H – Chef David Faustino – Jango Gastronomia

15H – Beth Magini – Oficina Brincando com as Frutas (Palco)

Sábado 14/dez:

10H – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci
Cerimonia de Agradecimentos e Homenageados de 15 Anos da Rota do Cambuci

14H – Saída do Cortejo pelas ruas e alamedas do Mercadão com a Banda Junior Kaboclo e o Pife da Mata

15H – Show com Mestre Nico & o Balanço da Manipueira

Domingo 15/dez:

10H – Abertura da Feira de Produtores da Rota do Cambuci

11H – Oficina, Degustação e brincadeiras Pró Juçara – Fundação Florestal

14H – Roda de Choro com o Trio Cambuci e Convidado Especial Luiz Nassif – com homenagem ao Mestre Paulo Vanzolini

 

Considerando que no município de São Paulo vêm sendo realizados Festivais do Cambuci desde 2010, com apoio da prefeitura municipal, reunindo produtores artesanais locais de derivados da fruta e produtores de outros municípios que integram a Rota Gastronômica do Cambuci. Constituída em 2009, a Rota do Cambuci é um movimento social, que tem a missão de promover a conservação do Cambuci (Campomanesia Phaea) em seu bioma nativo, a Mata Atlântica do Sudeste, especialmente no entorno da Serra do Mar paulista, estimulando um modo de produção agroecológico, o comércio justo, o turismo sustentável e a gastronomia local.

Tem coordenação do Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental, envolvendo uma rede de produtores agroecológicos, gestores públicos, ONGs, pesquisadores científicos, estabelecimentos gastronômicos, mercados varejistas, indústrias e comunidade simpatizante. A Rota do Cambuci é uma proposta de desenvolvimento local, a partir da identidade do território com seu patrimônio natural e com a cultura de uso do fruto na gastronomia. Gerando valor econômico para os produtos de Cambuci e outras espécies nativas, espera-se estimular o plantio em Sistemas Agroflorestais e assim recuperar e conservar a paisagem do bioma, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável. Em sua estrutura, possui 3 princípios e 4 Frentes de Atuação, conforme abaixo.

PRINCÍPIOS:

ORIGEM – Valorização dos produtos locais, de onde o fruto é endêmico;

AGROECOLOGIA • cultivo sem agrotóxicos e petroquímicos, visando a colheita em
Sistemas Agroflorestais consorciados com espécies nativas;

COMÉRCIO JUSTO – corresponsabilidade nas relações comerciais e distribuição
equitativa da riqueza gerada.

FRENTES DE ATUAÇÃO:

ROTA GASTRONÔMICA – Desde 2009 reúne Festivais Municipais do Cambuci. Em 2019, foram realizados 18 Festivais em 15 municípios, mobilizando mais de 50 produtores, com um público total de 100 mil pessoas e mídia espontânea com audiência de mais de 5 milhões de pessoas. Em 2020 seriam realizados 23 Festivais.

ROTA TURÍSTICA – propõe um roteiro de atrativos turísticos no entorno da Serra do Mar paulista, reunindo propriedades rurais, empreendimentos gastronômicos e turísticos de mais de 15 municípios.

ARRANJO PRODUTIVO SUSTENTÁVEL – composto por agricultores, beneficiadores, distribuidores, indústrias, empreendimentos de gastronomia, varejo e hotelaria, prefeituras (merenda escolar) e patrocinadores, que formam uma rede de comércio justo em torno do Cambuci. Desde 2014, já movimentou mais de 100 toneladas, de mais de 50 produtores e a safra prevista em 2021 é de 200 toneladas.

REDE DE PESQUISA – com pesquisadores científicos que estudam propriedades e características do Cambuci para a conservação da espécie e seu desenvolvimento de mercado.

 

Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.
Contato Produtor Responsável: Moraci Mariano
Cel.: 11 99419 0331

 

 

 

Comente