Cresce aliança pelo Cambuci e fruto alcança novos mercados

O ano começa com o reconhecimento do Cambuci em diferentes espaços públicos em 2014, como as oficinas do MUDA-SP na feira de orgânicos do Villa Lobos ou o bazar Design da Mata, que trouxe produções artesanais de mais de cem comunidades tradicionais do país. O crescente destaque do fruto nativo levou ainda a parcerias com chefs de cozinha e exposição em muitas mídias.

“O objetivo de promover a conservação do Cambuci e, por consequência, da Mata Atlântica da Serra do Mar e seus produtores familiares avança com a visibilidade e a formação de uma cultura de valorização dos frutos nativos”, diz Gabriel Menezes, gestor da Rota do Cambuci no Instituto Auá.

O consumidor já encontra disponível a fruta congelada, distribuída pelo Empório Mata Atlântica, em estabelecimentos como o Super Natural e o Mercado Apanã, e pode degustar pratos, sorvetes e bebidas numa série de restaurantes e bares, como a Casa Elli, o Apfel e o Bar e Armazém do Cambuci.

O aumento da aliança em torno do Cambuci também vem sendo possível pelas parcerias com as 11 prefeituras que participam da Rota e contribuem com o fortalecimento da produção familiar local, impactando diretamente no desenvolvimento dessas regiões.

Em 2015, será possível conhecer os parceiros da Rota, os estabelecimentos que comercializam o fruto, os produtores locais e o calendário dos festivais no site www.rotadocambuci.org.br

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