Cambuci e nativas são os grandes premiados do Mesa Aposta, entre mais de 60 participantes
Primeiro, a equipe de jurados do Mesa Aposta, com representantes do empreendedorismo e da economia criativa, escolheu os 10 finalistas dos 60 inscritos entre startups de São Paulo que atuam de forma inovadora na gastronomia. Desses, seis iniciativas foram destaque e em anúncio no último dia 27 de outubro na Semana Mesa São Paulo 2016, a Rota do Cambuci e o Empório Mata Atlântica receberam o primeiro lugar, podendo se tornar cada vez mais conhecidos pelo público, ampliando a interação com investidores, parceiros e outros empreendedores.
“O Cambuci é um produto da Arca do Gosto, que reconhece os ingredientes raros do mundo todo, e a Rota do Cambuci o grande exemplo hoje dessa filosofia do Slow Food, de integrar as comunidades locais e entregar sua produção ao mercado”, enfatiza Georges Schnyder, presidente do Slow Food Brasil e coordenador da Semana Mesa São Paulo 2016.
O concurso Mesa Aposta visou premiar as iniciativas que promovem um novo modelo de economia e tornar-se uma “vitrine” para as ideias serem conhecidas por líderes, profissionais e investidores em uma nova gastronomia no Brasil e no mundo.
“O trabalho do Instituto Auá com o Cambuci já possui uma história, mas sentimos que seria importante esse “empurrão”, pois valoriza o que é sustentável e, sem dúvida, possui um trabalho de educação diferenciado frente aos produtores”, reforça Marisa Furtado, responsável pelo Mesa Aposta.
Entre os critérios de seleção dos vencedores estiveram inovação, planejamento, efetividade na solução do problema, replicabilidade, viabilidade econômica e capacidade de execução. Os finalistas foram representados por iniciativas como a Bravo!Machine de produção de cerveja artesanal automizada, a Folha de Bananeira que disponibiliza a matéria-prima para o comércio justo, entre outras.
“Esse tipo de premiação nos permite ampliar nosso potencial, estruturando na prática a cadeia produtiva das frutas nativas”, lembra Gabriel Menezes, gestor do Empório Mata Atlântica e da Rota do Cambuci, no Instituto Auá. Ambos se colocam como um caminho de conservação da Mata Atlântica, que perdeu 90% de sua cobertura vegetal no Estado de São Paulo entre 1850 e os anos 2000, por meio do ecomercado.
O Empório Mata Atlântica já insere o Cambuci dos produtores familiares em cerca de 70 estabelecimentos gastronômicos, 35 lojas de varejo, 3 indústrias e 1 prefeitura, além da loja no Mercado de Pinheiros, com meta de movimentar uma safra de 40 toneladas de 80 produtores esse ano.