AHPCE E INSTITUTO FLORESTAL organizam livro sobre os serviços Ecossistêmicos da RBCV
Com o tema: “Serviços Ecossistêmicos e bem estar humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo” e a participação de aproximadamente 70 pesquisadores de diversos institutos de pesquisa e universidades, esta publicação reúne informações sobre a situação de 12 serviços ecossistêmicos da RBCV.
Os serviços de provisão de alimentos, água, madeira, produtos bioquímicos; serviços de regulação da qualidade do ar, do clima, de seqüestro de CO2, de processos geohidrológicos, serviços culturais folclorísticos e turísticos, além de serviços de suporte ligados a biodiversidade. É também é apresentada uma reflexão sobre a relação entre estes serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano e outra reflexão sobre processos de valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos. O lançamento da publicação está previsto para início de 2012.
Lançada pelo Secretário General das Nações Unidas, Kofi Annan, em junho de 2001, A Avaliação Ecossistêmica do Milênio – AEM foi dirigida por uma Junta composta por representantes de convenções internacionais, agências da ONU, organizações científicas, líderes do setor privado, e representantes da sociedade civil e organizações indígenas como um processo de extrema importância no sentido de divulgar informações sobre os ecossistemas para o bem-estar humano, de apresentar um panorama da biosfera do planeta, além de propor uma metodologia capaz de integrar diferentes disciplinas num olhar sistêmico sobre o meio ambiente, buscando elaborar cenários futuros e respostas possíveis para a minimização dos impactos sobre o meio, decorrentes da interferência humana.
Embora encerrada em março de 2005 na esfera global, a AM foi estruturada também em níveis regionais e locais, onde ainda estão em curso as Avaliações Subglobais – ASG – (que usam a mesma metodologia adotada na esfera global), como é o caso da ASG da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV.
Avaliações sub-globais
A ASG-RBCV já realizou algumas importantes atividades no sentido de coletar informaçõesiniciais sobre algumas características ambientais da RBCV, por meio de workshops científicos, deusuários e um relatório final correspondente à proposta de candidatura à ASG.