História e sabor: V Rota Gastronômica do Cambuci passa por Salesopolis

A V Rota Gastronômica do Cambuci foi realizada no final de semana dos dias 25 e 26 de maio no Casarão Senzala, em Salesópolis. Construído no século XVIII, o casarão guarda paredes de taipa de pilão, portas e janelas originais, da época em que servia como hospedagem e ponto de comércio de produtos, inclusive de escravos aos fazendeiros da região. Localizado na antiga rota de acesso do litoral norte à capital paulista, hoje o Casarão Senzala recebe turistas e possui em seu charmoso terreno, um restaurante que serve o suco e a cachaça de cambuci, além de uma deliciosa costelinha tropeira ao molho de cambuci, receita criada por Toninho, proprietário do estabelecimento, participante da Rota Gastronômica do Cambuci e um dos organizadores desta edição do festival no município.

Salesópolis é também conhecida por ser o berço da nascente do rio Tietê. No município, diversos pequenos produtores rurais cultivam o cambucizeiro, ameaçado de extinção e elaboram os mais diversos produtos derivados de seu fruto, o cambuci, rico em vitamina C e antioxidantes. Além da tradicional cachaça, licores, geleias, trufas, sorvetes, cocadas, xaropes e até cosméticos mostram ao público o potencial desta fruta que havia sido esquecida e que por meio dos festivais, vem reconquistando os mais variados paladares e surpreendendo os visitantes, além de gerar renda e manter a flora nativa da região.

No sábado, Eberton Lima, consultor do Agrosebrae, ofereceu uma palestra sobre comercialização de cambuci e derivados aos produtores interessados em se profissionalizar para atender melhor o mercado. Já no domingo, a participação de Andreia Roque, presidente do Idestur – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, garantiu uma boa discussão sobre turismo rural e possibilidades de parcerias para estruturação do circuito turístico do Cambuci.

Estiveram presente prestigiando o festival, o vice-prefeito de Salesópolis, Vanderlon deOliveira Gomes, o deputado estadual Orlando Morando e a gerente do Sebrae de Mogi das Cruzes, Cristiane Rebelato. Para Ana Lucia Wuo, proprietária da Agência Receptiva ECOTUR, secretária da Associação ROTA DÓRIA e organizadora do evento  “A Rota Gastronômica do cambuci visa a sustentabilidade da região por meio da organização dos produtores rurais, do artesanato e da gastronomia”.

 

Comente