Festival do Cambuci ganha campanha de doação coletiva para voltar ao bairro!
“Faça o Cambuci voltar ao bairro!” é o tema da campanha de crowdfunding (arrecadação coletiva) que a Rota do Cambuci e o Instituto Auá lançam hoje, até o próximo dia 20 de março, para financiar um evento espacial no calendário paulista: a realização da abertura do IX Festival Gastronômico do Cambuci em São Paulo.
O objetivo é resgatar a cultura viva em torno desse fruto que é símbolo da Mata Atlântica, trazer manifestações artísticas únicas e incentivar o cultivo da fruta no bairro, que tem seu nome originado da espécie nativa. Além da arrecadação financeira, a campanha quer movimentar os paulistas para uma abertura história, trazendo público e envolvimento com o festival em prol da preservação do Cambuci.
O fortalecimento do movimento da Rota do Cambuci depende de todos e a campanha é uma forma de trazer cidadãos e empresas para apoiarem e serem parte dessa história, lembrando que também ganharão recompensas diferenciadas, inspiradas nas ricas tradições do fruto.
O Festival de abertura irá acontecer nos dias 25 e 26 de março, no Largo do Cambuci, com uma programação diferenciada: encontro com os guardiões do Cambuci, que levam histórias e saberes sobre a cultura da Serra do Mar Paulista, rodas de conversa, oficinas e plantios de mudas, apresentação de chorinho e atrações culturais artísticas e típicas. Tudo para reforçar nossa própria identidade brasileira, reativando memórias e apontando caminhos para um desenvolvimento mais sustentável.
A Rota do Cambuci é hoje um amplo coletivo de parceiros locais, prefeituras, ONGs, produtores rurais, pesquisadores e comerciantes, gerida pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, que propõe uma aliança em torno do fruto, para um novo desenvolvimento ao longo dos 78 municípios do Cinturão Verde de São Paulo, com geração de renda para os produtores e preservação da Mata Atlântica.
Participe! Doe, divulgue e conheça as recompensas: www.kickante.com.br/rotadocambuci