Equipe

Institucional

Ondalva Serrano
Sócia-fundadora e Conselheira do Instituto Auá

Ondalva Serrano, sócia fundadora do Instituto Auá de empreendedorismo socioambiental é doutora em agronomia, pela ESALQ/USP, também possui pós graduação pelo Institut Agronomique Mediterraneen, du Centre International de Hautes Études Agronomiques de Montpellier, França; além de ter prestado serviços ao Governo Chinês, com equipe multidisciplinar internacional em Agricultura para o Desenvolvimento Local em 1976; foi Diretora de Agricultura e Abastecimento da prefeitura de São Roque, entre 1986 e 1992; Consultora de Educação das Escolas Rurais do Estado do Mato Grosso, também atuou na Rede das Escolas Famílias Agrícolas em vários estados do país; através de contrato com a UNESCO em 1996 elaborou proposta metodológica para o Programa de Jovens da RBCV da cidade de São Paulo; é sócia fundadora da AAO Associação de Agricultura Orgânica, desde 1989 e foi sócia-fundadora da COOPERNATURA com sede em São Roque; de 2009 a 2014 foi presidente da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica junto à CODEAGRO-SAA e em nome da qual passou a atuar junto à Assembleia Legislativa de São Paulo pela Frente Parlamentar de Agricultura Orgânica na reivindicação de Políticas Públicas para a sustentabilidade local através da produção orgânica de alimentos.

Gabriel Menezes
Presidente e Empreendedor Social

Há mais de 15 anos empreende nas frentes de economia solidária, comércio justo, ecomercado e desenvolvimento local, mobilizando comunidades e articulando parcerias para implementação de iniciativas socioambientais. No Instituto Auá é presidente e vem desenvolvendo, como empreendedor social, a Agência de Ecomercado e o Empório Mata Atlântica, além de coordenar a Rota do Cambuci, onde reforça a necessidade de trabalhar por práticas sustentáveis.

Bely Pires
Conselho de Gestão

Com formação em administração de empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP, possui experiência em projetos socioambientais diversificados, como consultora da Fundação Florestal em turismo e arranjo produtivo local, assessora de ecomercado na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (Instituto Florestal), além de atuar como professora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Administração e Meio Ambiente da Faculdade Cantareira.

Equipe de Comunicação

Ana Cecília Bruni
Coordenadora de Comunicação

Formação em Design de Multimídia e pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada pela Faculdade de Comunicação e Artes SENAC, atua há 15 anos nas áreas de design, marketing e comunicação no segundo e terceiro setores. Possui diversos trabalhos em design gráfico, multimídia, web e vídeo e coordena a área de comunicação do Instituto Auá, com a visão de tornar reconhecido o trabalho socioambiental de organizações do terceiro setor no Brasil.

Felipe Sleiman Rizzatto
Designer de Multimidia

Profissional Multimídia formado em Comunicação em Multimeios e Pós Graduado em Criação na Comunicação. Atua no 3º setor há 8 anos, tendo passado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e pelo Instituto Auá, além de realizar serviços como freelancer para diversos públicos. O que mais o motiva a atuar no 3º setor é o fato de poder trabalhar com o que gosta, que é o Design Multimídia, em prol de causas que beneficiam diversas pessoas, o que acarreta num bem estar pessoal.

Heloisa Bio
Assessora de Imprensa

Possui formação em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP e especialização em comunicação ambiental pela Universidade de Kalmar (Suécia). Há 12 anos se dedica à comunicação no terceiro setor, em ONGs como SOS Mata Atlântica, Instituto 5 Elementos, Conservação Internacional ou WWF-Brasil, atuando com planejamento, divulgação em diferentes mídias e produção de conteúdo. No Instituto Auá, realiza a produção de conteúdos e assessoria de imprensa, acreditando na importância de traduzir para o público experiências que possam mudar nossa relação com a natureza e a vida de forma geral.

Julia Teruya
Estagiária em Comunicação

Formada em Comunicação Visual (nível técnico) e atualmente estudante do curso de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui conhecimentos na área gráfica, onde atuou durante 5 anos.
Acredita que o cuidado com o meio ambiente e às práticas sustentáveis não são preocupações limitadas à ambientalistas mas sim, necessárias para o desenvolvimento saudável da sociedade como um todo.

Equipe Administrativo / Financeiro

Victor Trejos
Coordenador Adm/Financeiro

Especialista na área de gestão e controle financeiro, com sete anos de experiência no setor bancário colombiano, há quatro anos atua como empreendedor no setor de alimentos orgânicos no Brasil e há oito em organizações do terceiro setor brasileiro. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Medelin, Colômbia. Possui ainda especialização em Planejamento Tributário pela EAESP-FGV e formação em educação financeira para empresas e indivíduos. Victor é formado pelo Instituto Fonte, como facilitador de processos de desenvolvimento, com um conhecimento que aplica no dia a dia do cargo de coordenador da área Adiminstrativa/Financeira do Instituto Auá.

Michele Honorata Soares
Analista Administrativo Financeiro

Michele vem atuando com organizações sem fins lucrativos há oito anos, na área administrativa financeira, e possui experiência em instituições como a Sociedade Amigos da Cinemateca, Porto de Cultura e Sebastian Produções. É formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro Univesitário FIEO e pós graduada em Gestão Financeira – Faculdade Nossa Cidade – FNC.

Cleide Soares da Silva Abreu
Assistente Financeira

Formada em administração de empresas, possui ampla experiência em sistemas administrativos financeiros, com organização de estoque, fluxo de caixa e gestão de documentos. Assistente financeira do Instituto Auá, Cleide atuou em organizações como Museu da Pessoa, Walmart Brasil e no Centro de Formação de Condutores Interlagos, e acredita que sua atuação na ONG é a possibilidade de trabalhar com um grupo capaz de promover o desenvolvimento sustentável para um mundo melhor no futuro.

Josiane da Costa Silva
Auxiliar Administrativa

Auxiliar administrativa do Instituto Auá, possui amplo interesse na área de Psicologia, a qual está cursando o terceiro ano na Universidade Paulista. Possui experiência no campo da educação, onde atuou como Agente Organizacional Escolar na Escola Vila Dirce II, além de ter sido programadora na Rádio Cidadã. Acredita que o trabalho no Instituto Auá é uma forma de contribuir com projetos de grande importância na sociedade, em que a sustentabilidade e a preocupação com a humanidade são valores significativos.

Equipe Empreendimentos e Projetos

Cesar Giusti
Gestor Administrativo Comercial - Agência de Ecomercado

Formado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Empresarial, possui experiência de mais de dez anos em empresas multinacionais e nacionais na coordenação de equipes administrativas, financeiras e de vendas. Atua como Gestor Administrativo Comercial da Agência de Ecomercado do Instituto Auá

Fabiana Meirelles
Assistente de Coordenação - Rota do Cambuci

Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação, Organização e Relações Públicas pela ECA-USP, atua há mais 8 anos em projetos de comunicação e responsabilidade social no setor privado e terceiro setor, passando por organizações como Galvão Engenharia, Petrobrás, Cyrela Brazil Realty e Aldeias Infantis SOS Brasil. Possui experiência em planejamento estratégico, projetos e relacionamento institucional e, no Instituto Auá, é responsável pela mobilização de recursos na Rota do Cambuci.

Gláucia Ferreira
Representante Comercial - Empório Mata Atlântica

Graduada em Gastronomia com ênfase em formatação de cardápios e culinária oriental desde 2009.
Com forte atuação em harmonizações gastronômicas, experiência em organização de eventos, fichas técnicas e elaboração de cardápios. Conhecimento em cozinha Ocidental e Oriental. Atua como representante comercial do instituto AUÁ e vem tornando os produtos nativos da Mata Atlântica e do Ecomercado acessíveis em estabelecimentos gastronômicos da cidade de São Paulo e municípios do Cinturão Verde.

Hamilton Trajano
Técnico Agropecuário

Com formação pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes/MG e especialização em Gestão Ambiental Rural, possui ampla atuação em agroecologia, extensão rural e recursos paisagísticos. Foi coordenador Técnico de Agricultura Urbana, em Osasco, e responsável pelo Curso de Formação de Jardineiros Orgânicos na Escola Municipal Francisco Camilo, entre outros, hoje atuando como técnico da Rota do Cambuci.

Juliana Carratu
Administradora - Banca Orgânica

Cursou Psicologia (UNISANTOS) e Musicoterapia (FMU) e especializou-se em Culinária Vegetariana atuando como empreendedora no ramo de Produção de Alimentos Naturais Integrais. Cursando Massoterapia (Escola Amor).
É Gestora Financeira e Administrativa da Banca Orgânica no Instituto Auá.

Maurício Santos
Gestor de Projetos - Agência de Ecomercado

Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, é gestor de projetos da Agência de Ecomercado, com ampla experiência em gestão comercial, de marketing, administrativa e pedagógica. Atuou em países como Portugal, no Jornal O Primeiro de Janeiro, e em Angola, na capital Luanda, na empresa Cifral Alumínios. No Brasil, atuou também na área educacional no Instituto Cultural Norte-Americano, na Comunidade Educativa CEDAC e na melhoria de práticas de profissionais da educação pública.

Milton Martucelli Junior
Gestor Comercial - Empório Mata Atlântica

Possui mais de 25 anos de experiência com a comercialização e gerenciamento de vendas, incluindo produtos de origem socioambiental. Atuou em diferentes empórios e delicatessens de bebidas e alimentos, a exemplo das cachaças Seleta, Meia Lua e Boazinha e da Barrinhas Exportadora. Também possui marca própria de cachaça artesanal, o desenvolvimento de um xarope concentrado de Cambuci e mesmo plantação da árvore nativa da Mata Atlântica e outras frutíferas. Possui formação em marketing, branding e produção de cachaça em alambique.

Vinicius Rocha
Empreendedor Social - Banca Orgânica

Graduado em Agricultura Biodinâmica (Instituto Elo), Propaganda e Marketing (Unip) , possui formação em PDC Permacultura pelo Instituto de Permacultura do Cerrado (IPCE) e Eco-construção pelo Instituto de Permacultura da Mata Atlântica (IPEMA). Foi coordenador do Centro Cultural Jacutinga, empreendedor no ramo de Produção de Alimentos Naturais Integrais. É gestor da Banca Orgânica no Instituto Auá, aportando sua experiência com articulações locais e Educação para Consumo Responsável.

Apoiadores

Marilene Silva
Colaboradora

Marilene Silva colabora com a organização, a limpeza e a copa do Instituto Auá há mais de 7 anos, sempre apoiando de forma gentil a todas as pessoas e acreditando no trabalho socioambiental da ONG.