V Rota Gastronômica do Cambuci passa por Rio Grande da Serra

Rota do Cambuci em Rio Grande da Serra, além de gastronômica, é também cultural. Produtos de cambuci, concurso de receitas, atrações musicais, fanfarra, exposição de arte, fotografia e artesanato, trabalhos de pesquisa das escolas públicas e o concurso da Rainha Cambuci mobilizaram a vinda de quase 20 mil visitantes ao festival durante os três dias de evento, que teve início na sexta-feira, dia 17 de maio e embalou até o domingo, dia 19. Produtores locais e dos demais municípios que integram a Rota, como Santo André – Vila de Paranapiacaba, São Paulo – Parelheiros, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Paraibuna, levaram ao público produtos como cachaça, suco, geleia, trufa, bolo, sorvete, mudas e até cosméticos a base de cambuci, cumprindo com o objetivo de preservar esta fruta nativa da Mata Atlântica, gerar renda por meio do cultivo agroecológico, conservar o meio ambiente e promover o turismo.

Rafael, pequeno produtor de Mogi das Cruzes, conta que tempos atrás perdia muito da produção de cambuci da sua propriedade, pois o fruto só era consumido pela própria família, que não sabia qual destino dar à safra. Quando ingressou à Rota Gastronômica do Cambuci, surgiu a oportunidade de contribuir com a renda de sua família através da venda de produtos derivados da fruta, como a geleia e a cachaça, além das mudas que produz. A história se repete com outros produtores que cada vez mais se capacitam no manejo da espécie e no desenvolvimento de produtos para levar ao consumidor a oportunidade de apreciar o sabor de um fruto original das florestas brasileiras.

Dona Yolanda Fontana de Lima, de 90 anos, antiga moradora da cidade e que atualmente vive em Brasília no Distrito Federal, visitava a família em São Paulo e viajou para Rio Grande da Serra acompanhada da neta, especialmente para prestigiar a Rota Gastronômica do Cambuci e reviver na memória os bons tempos em que curtia o cambuci na cachaça e fazia sorvete com o fruto em sua casa. Yolanda comprou uma muda de cambuci que será levada para a capital brasileira e plantada no sítio da família.

Além da realização da 5ª edição da Rota, Rio Grande da Serra comemorou o oitavo ano do festival do cambuci da cidade, organizado pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e da Secretaria do Turismo. Prestigiaram o evento o prefeito da cidade, Gabriel Maranhão, o secretário de desenvolvimento Gilvan Mendonça, a diretora de turismo Paula Souza e o diretor geral da AHPCE Gabriel Menezes, que coordena o programa. Para Paula o evento estimula e economia e o turismo da região, além de engajar artistas locais e as escolas municipais que desenvolvem com seus alunos artesanatos a partir de resíduos como garrafas pets, com o tema cambuci.

 

Comente