Uso sustentável da Mata Atlântica é reforçado em encontro de produtores em Salesópolis

O principal efeito do 1º Encontro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas, realizado no início de maio em Salesópolis, foi mostrar a oportunidade de diferentes usos sustentáveis da Mata Atlântica unida à sua preservação. O encontro foi uma iniciativa do Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar, em parceria com a comunidade União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos (UMAP).

E o Instituto Auá levou sua experiência com o Arranjo Produtivo Sustentável da Rota do Cambuci, bem como a comercialização de frutos nativos, para o debate, promovendo uma palestra sobre o tema. A programação também contou com apresentações do Sebrae sobre empreendedorismo e uma visita monitorada à Trilha do Guardião, dentro da Unidade de Conservação.

Hoje, os produtores dessas espécies nativas nas bordas do Parque Estadual da Serra do Mar vêm promovendo um desenvolvimento sustentável e resgatando tradições culturais, gastronômicas e ambientais na região. “O objetivo foi promover a integração entre o Núcleo Padre Dória e a comunidade, de maneira sustentável”, destacou a gestora do Núcleo, Ana Wuo.

Por fim, os participantes compraram produtos feitos com Cambuci e prestigiaram a finalização da Festa de Nossa Senhora das Graças, tradicional na região.

Comente