Troca de experiências rende bons frutos no VI Seminário de Ecomercado de Trabalho

O VI Seminário de Ecomercado de Trabalho que aconteceu no dia 9 de maio, no auditório da UNIP Vergueiro superou as expectativas e contou com um público superior a 250 pessoas, entre jovens do Programa PJ-MAIS, integrantes das secretarias de meio ambiente, educação, turismo e saúde de prefeituras de diversos municípios do estado de São Paulo, ONGs, Instituto Florestal (Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo),empreendedores de diferentes segmentos do mercado como turismo, alimentação e outros, engenheiros ambientais, biólogos, turismólogos e estudantes destas áreas, vindos de diversas universidades.

Nas mesas, jovens estudantes e ex-estudantes de diferentes núcleos do programa PJ-MAIS tiveram a oportunidade de compôr com importantes membros do poder público, entre eles Maurício Juvenal,Coordenador Estadual de Turismo; Cristina Oka, Diretora de Turismo de Cotia e Rodrigo Castanho, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; com líderes experientes na atuação do desenvolvimento do ecomercado, como José Bento, da área de Inovação do SEBRAE-SP e Marcéu Pereira, do programa Mercado da Mata Atlântica, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Essa proposta de integração rendeu a valorização do trabalho que os jovens do programa vêm realizando como ecoempreendedores e ecoprofissionais e o fortalecimento do programa na sua capacidade de viabilizar a transformação de vidas e a geração de renda, de forma sustentável social e ambientalmente.

Além disso, as experiências permitiram a abertura de horizontes e a ampliação de perspectivas para a atuação dos ecoprofissionais, resultado da exposição de trabalhos que vêm sendo executados pelo Estado, Sebrae, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras municipais.

O evento foi aberto pelo professor Dr. Biaggio, da UNIP, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do seminário, pontuando a importância da discussão da responsabilidade social e ambiental em qualquer área acadêmica.

Em seguida, Vanessa Cordeiro, coordenadora do programa PJ-MAIS, falou dos 15 anos de atuação do programa e sua importância na difusão do ecomercado de trabalho. Anita Correia, presidente do conselho da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV, frisou que o programa é um modelo de educação ambiental e integração social que deveria ser incorporado por todas as prefeituras em seus municípios. Logo após, Rodrigo Victor, da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – Instituto Florestal, trouxe à reflexão, o conceito de ecomercado de trabalho. Ondalva Serrano, da AHPCE, trouxe ao debate os conceitos de desenvolvimento integral do ser humano e sua relação com o ecomercado de trabalho.

As mesas que se seguiram expuseram as experiência dos jovens e demais palestrantes nas áreas de turismo, artesanato, gastronomia, neutralização de carbono e sistemas agroflorestais sustentáveis.

O evento também contou com a participação mais do que especial de Mara Mourão, diretora do filme “Quem se importa” que exibiu trechos de sua obra e falou de forma otimista sobre o poder transformador do empreendorismo social que não visa lucros e sim o beneficio da sociedade e também contou que acredita que novas empresas devem nascer essencialmente responsáveis, sendo assim descartada a necessidade da criação de um departamento de “responsabilidade social”.

Outro tema abordado foram os serviços ecossistêmicos e o ecomercado de trabalho, apresentado por Bely Pires, da Ahpce, que trouxe uma breve reflexão sobre a importância da conservação e recuperação dos ecossistemas como fonte de postos de trabalho no ecomercado.

No encerramento do seminário, Maria de Lourdes Gandra da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas do CEPAM, concluiu enfatizando a relevância de projetos de fomento ao ecomercado de trabalho e estimulando a continuidade do empenho e investimentos nesta área.

O evento foi realizado pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, organizado pela AHPCE e pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, com apoio da UNIP.

Comente