Trem Expresso leva paulistas para vivência única sobre o Cambuci e desembarca no 7º Festival de Mogi das Cruzes

O clássico Trem Expresso Turístico de São Paulo partirá no próximo sábado, 13 de maio, para um destino de panorama inesquecível: os viajantes saem da Estação da Luz e seguem rumo à Estação dos Estudantes, em Mogi das Cruzes (SP), vivenciando as paisagens em torno da cultura do Cambuci. De lá, visitam uma propriedade rural produtora do fruto típico da Mata Atlântica e finalmente desembarcam no Festival Gastronômico do Cambuci, na Estação de Sabaúna, que acontece em 13 e 14 de maio. A experiência inclui ainda a visita ao Museu Ferroviário de Sabaúna, com retorno e chegada prevista às 18h30 na Estação da Luz.

Esta é mais uma iniciativa do Instituto Auá para aproximar as pessoas da causa da Rota do Cambuci, que há anos promove os Festivais Gastronômicos do Cambuci, como momentos especiais de resgate cultural, histórico e gastronômico. A 7ª edição do Festival de Mogi das Cruzes trará exposição e venda de produtos nativos, mudas da Mata Atlântica, pratos e bebidas à base de Cambuci, presença de pequenos produtores da região e muitas tradições culturais em apresentações artísticas.

É também uma das ações que integram o ano de eventos em comemoração aos 20 anos do Instituto Auá – ONG pioneira da educação e conservação ambiental como desenvolvimento local do Cinturão Verde de São Paulo

O município de Mogi das Cruzes é um dos mais importantes produtores de Cambuci do Cinturão Verde, onde cresce a cada ano o potencial para cultivo, comercialização e uso do fruto, sempre relacionado a recuperação e conservação da Mata Atlântica.

O interesse do público nos produtos derivados do fruto, como geleias, cachaças, compotas, antepastos, entre outros,  é também crescente e o Festival tem feito muitas pessoas conhecerem o valor do Cambuci e estimularem outros a provarem. O que permite aos produtores aumentarem o cultivo e também a fabricação de produtos naturais que garantem a renda de muitas famílias e a fixação do produtor no campo.

Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga, São Paulo e Santo André (Paranapiacaba).

Programação do Trem Expresso Especial do Cambuci – 13 de maio das 9h às 18h30:

  •   8h30 – Partida do Expresso Turístico da Estação da Luz
  •  10h15 – Chegada na Estação Estudantes – Mogi das Cruzes
  •  10h15 – Saída do Micro-onibus da Estação Estudantes
  •  11h15 às 12h30 – Visita à propriedade rural produtora de Cambuci 
  •  13h às 15h30 – Visita ao Festival Gastronômico do Cambuci na Estação Sabaúna, incluindo visita ao Museu Ferroviário de Sabaúna
  •  15h30 – Saída do Micro-ônibus com destino à Estação Estudantes
  •  16h30 – Saída do Expresso Turístico da Estação Estudantes
  •  18h15 – Chegada à Estação da Luz

Valor individual: R$ 95,00

Realização: Associação Nacional de Preservação Ferroviária e Instituto Auá.
Apoio: CPTM, Viagem de Trem, Visite Mogi, Rota do Cambuci.

 

Comente