Suco de Cambuci é símbolo da cultura caipira no “Vem Lá da Roça”, em Santos

Foi pensando nos empórios do interior do país, onde viveu e conheceu de perto a autêntica cultura caipira, que a empreendedora Conceição Oliveira idealizou o “Vem Lá da Roça”, uma espécie de armazém e loja, na cidade de Santos, com os mais diversos produtos com sabor da roça.

A ideia é despertar o afeto e as memórias da cozinha caseira e nada melhor do que produtos como o queijo de Araxá, na Serra da Canastra, ou o Cambuci, da Serra do Mar Paulista, adquirido do Empório Mata Atlântica, do Instituto Auá.

P – Como surgiu o interesse pelo Cambuci e qual sua relação com a proposta do “Vem Lá da Roça”?

Conceição – Em Santos existiam alguns pés, mas conheci melhor o Cambuci em viagens à Paraibuna e degustando em feiras em São Paulo. Viajando pelo interior, fui descobrindo muitos produtos típicos brasileiros e quis mostrar o que tinha de melhor em cada cidade, agora levando para minha cidade. O Cambuci tem a ver com essa proposta, além de ser algo diferente, traz um legado social e ambiental, pois representa comunidades que estão trabalhando pela sustentabilidade.

P – Quais as qualidades do fruto e o que desenvolveram?

Conceição – Estamos trabalhando o suco de Cambuci como a única bebida que acompanha os lanches rápidos da casa, além dos bolos de mandioca, fubá, laranja… o fruto possui um sabor diferente e cítrico, mas também remete a sentimentos da infância, àquilo que já está na memória das pessoas, e tem enorme potencial de uso.

P – É possível sensibilizar e mostrar para os clientes as histórias por trás do produto?

Conceição – Sim, o público entende o que está comendo pois conto sobre meu próprio contato com os ingredientes. Na loja, tudo tem uma história, só consigo vender o que gosto e consumo em casa. O suco de Cambuci está sempre pronto na geladeira e, depois da conversa, ofereço para degustação. Os clientes se encantam, assim como me encantei quando fiz pela primeira vez um molho de Cambuci para acompanhar o carrê de cordeiro feito por meu marido em casa.

 

 

Comente