Sol, plantio de mudas, oficinas e arte urbana alegraram Virada

A iniciativa de ocupar a Praça Nova Lapa na Virada Sustentável, esverdeando o espaço e mobilizando com atividades educativas, reforçou a união entre moradores, entidades do bairro, técnicos da Unidade Básica de Saúde, artistas, e todos que vêm “adotando” a praça como um lugar para práticas permanentes de ocupação. Cerca de 70 pessoas participaram da ação, no domingo, 30 de agosto, aproveitando o momento de reconstrução da praça e das áreas verdes urbanas

Dança circular, dinâmicas de educação ambiental, plantio de mudas, fabricação de suco verde, cozinha colaborativa, degustação de alimentos à base de Cambuci, criações artísticas e a oficina “A praça é um jardim e esse jardim é seu” animaram a manhã dos paulistanos na praça.

“Realizamos a promoção da saúde com base na prevenção, acreditamos que essas práticas integrativas e a relação com o meio ambiente tornam as pessoas mais saudáveis, evitam doenças e impactam na qualidade de vida. A ação de hoje chama atenção para tudo isso, a partir do nosso espaço público”, reforçou o gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Lapa, Adriano Fernandez Ogera.

Outra participante, a moradora do bairro, Anésia, lembrou que embaixo da área atual corria um córrego limpo e de águas claras, onde há 35 anos ela vinha com seus filhos. Segundo Ondalva Serrano, do Instituto Auá, preservar a natureza local permite a continuidade da vida e “cada um que vem para esse espaço tem algo útil a todos”. Alessandra Swerts, Conselheira Participativa e integrante do grupo Salvem a Praça Nova Lapa, lembrou que “a soma de cada pedacinho e ação fará o resultado aparecer no dia a dia da praça”.

Durante a oficina “A praça é um jardim e esse jardim é seu”, o público aprendeu mais sobre o cultivo de plantas em nosso clima tropical, trocando dúvidas e experiências. A primeira camada do solo é a base fértil onde mora a micro vida da terra, para plantar árvores frutíferas é preciso muito sol e iluminação, assim como a riqueza de diversidade local aumenta a nutrição das espécies, e até uma receita de suco para fortalecer as plantas e evitar pragas, foram conhecimentos levados pelo técnico do Instituto Auá, Hamilton Trajano.

Ao final, o vereador Police Neto também se comprometeu em levar para a Câmara dos Vereadores a proposta de homenagear um dos moradores, que sempre plantou espécies na área, com seu nome na placa da praça, mantendo viva a memória local.

Comente