Ingredientes dos Biomas brasileiros viram receitas especiais, que promovem uma experiência de paladar inesquecível!

As espécies dos Biomas Brasileiros, como a Mata Atlântica e o Cerrado, são um motivo para descobrir o prazer da alimentação, devido ao seu paladar exclusivo, delicado e marcante. Quando usadas em receitas especiais, propiciam um sabor inesquecível, que permite sentir a biodiversidade brasileira.

A missão do Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas é promover a cultura, a biodiversidade e as comunidades locais pela gastronomia.

Juçara, Cambuci, Uvaia, Butiá, Araçá, Pinhão, Jerivá, Castanhas brasileiras e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) têm origem em comunidades locais que protegem a biodiversidade. Essas “jóias nativas” nascem de cultivos sustentáveis que conservam os biomas, promovem o Ecomercado e geram renda para as comunidades locais e impactos positivos para o meio ambiente.

O Que Fazemos

O Buffet revela a todos que ingredientes regionais, justos e que conservam a natureza  são acessíveis,saborosos e podem chegar ao prato.

As Oficinas Gastronômicas educam e levam conhecimento associado às frutas nativas, ao contexto da Mata Atlântica e outros biomas e sua relação com a culinária, em receitas práticas e simples de fazer.

Nossos cardápios incluem alimentos bons, limpos e justos!

O conhecimento no preparo de cardápios com nativas é um know-how do Instituto Auá, aperfeiçoado pela chef Gláucia Ferreira, que vem testando ingredientes ainda pouco conhecidos, obtendo o máximo de aproveitamento de suas qualidades naturais.

Opções personalizadas para eventos sociais, empresariais, de governos, ONGs, Agências de Publicidade e Marketing, entre outros.


Cafés da manhã


Brunchs


Coffee Breaks


Jantares


Almoços


Coquetéis

Receitas exclusivas para o seu evento: Sucos Mix da Mata Atlântica | Finger Foods com aromas nativosTortas com PANCsSmoothies refrescantes com frutos brasileirosMassas naturais e nutritivas, e muito mais…

A Voz dos Consumidores

Os Ingredientes e seus Biomas

Mata Atlântica

Bioma com recorde de biodiversidade no planeta e restrito a somente 12% de sua floresta original. Ocupa 17 Estados brasileiros, com rica fauna e flora, entre as quais os frutos Cambuci, Araçá, Grumixama, Juçara, Jerivá, Uvaia, Pinhão.

Cerrado

A mais rica savana do mundo em biodiversidade, com diversos ecossistemas de chapadas a matas de galeria, possui 2 milhões de km2 e espécies como Araticum, Baunilha-do-Cerrado, Baru, Buriti, Castanhas.

Amazônia

Maior floresta tropical do mundo, contempla a Bacia Amazônica em diferentes países da América do Sul e quase 60% do Brasil, com uma diversidade ainda a ser descoberta e as conhecidas Castanha-do-Pará, Babaçu ou Cupuaçu.

Pantanal

Bioma composto por uma ampla savana alagada em sua maior parte, ocupa 250 mil km2, e dá origem a uma biodiversidade exclusiva, com espécies alimentares importantes como o Jatobá, Jenipapo ou Gabiroba.

Caatinga

Único bioma exclusivamente  brasileiro, com plantas que não podem ser encontradas em nenhum outro local, possui área de 850 mil km2, ocupando estados do Nordeste, com muitas espécies alimentares como o Umbu e a Seriguela.

Pampas

Bioma de planície coberto por campos abertos na América do Sul, ocupa área de 750 mil km2 e no Brasil, parte do estado do Rio Grande do Sul, com espécies marcantes da região como a Erva-mate e o Butiá.

Últimas Notícias

Alimentos da Arca do Gosto

O Cambuci, assim como outros frutos nativos, é um produto da Arca do Gosto do Slow Food.

Arca do Gosto é um catálogo mundial de produtos gastronômicos que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais.

Saiba Mais…

Principais Clientes

O Sabor Nativo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável