Saber científico de jovens de Paraibuna destaca-se agora na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia

Eles desembarcaram em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, depois de estarem entre os 200 selecionados de 600 projetos inscritos, e passaram dois dias apresentando os trabalhos científicos que desenvolveram ao longo do ano na oficina de educação científica do PJ-MAIS. Nove jovens do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social de Paraibuna (SP) estiveram na 10ª FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), junto com suas orientadoras Milena Antunes e Larissa Neli Faria, e ainda aproveitaram para conhecer a cultura local, em cidades como Olinda e Porto de Galinhas.

O objetivo da feira é despertar no jovem o interesse pela produção e saber científico, pela construção de projetos científicos no cotidiano escolar. Há anos os jovens do PJ-MAIS, programa do Instituto Auá e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), vêm obtendo um desempenho diferenciado nas ciências, com os projetos desenvolvidos segundo sua realidade local, já tendo participado de outras feiras como a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

“E como não destacar a própria história de vida de muitos jovens de Paraibuna, todos de escola pública, menores de idade, de vida simples, que para conseguirem o dinheiro da própria alimentação deram desde ‘aula de zumba’, foram ‘auxiliares de construção’, venderam rifas, fizeram bingo e galinhada, pediram ajuda a parentes, padrinhos, amigos, para algo que não era pura diversão, era sim uma pequena mostra de todo seu potencial criativo e cidadão. Todo o esforço deve-se também à dedicação da educadora Milena Antunes para realizar os projetos”, ressalta a bióloga e educadora do PJ-MAIS Larissa Neli Faria.

Os projetos selecionados para a FENECIT foram:

– IMPORTÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO PARAIBUNA COMO ATIVIDADE FORMADORA, SUAS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO. Autores: Júlia Helena Almeida Moraes dos Santos e Júlio César Costa Rezende.

– ANIMACÃO: BENEFÍCIOS DO AFETO ANIMAL NA VIDA DO SER HUMANO. Autora: Bruna Santos Rodrigues.

– VALORIZAÇÃO DA COMIDA TÍPICA CAIPIRA EM PARAIBUNA-SP. Autoras: Vitória Aparecida Machado Moreira, Luana Aparecida Moraes dos Santos e RayzaBellaMariotti dos Santos

– LOUCOS LOCAIS – EVENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO DE JOVENS. Autora:Tamiris dos Santos Garcia

– HISTÓRIA E IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DA REPRESA DOS RIOS PARAIBUNA E PARAITINGA EM PARAIBUNA (SP). Autores: Bruno Silva Santos de Oliveira e William Oliveira Moreira.

Ao final, os trabalhos foram premiados com certificados de finalistas, e o projeto ANIMAÇÂO: BENEFÍCIOS DO AFETO ANIMAL NA VIDA DO SER HUMANO recebeu o certificado de destaque de incentivo à tecnologia da ABRITEC (Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e à Ciência).

 

xx1

Comente