Rota Gastronômica do Cambuci na Bio Brazil Fair

Entre os dias 24 e 27 de maio foi realizada em São Paulo, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, a Bio Brazil Fair, 8º Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. Paralelamente, o 1 Seminário Municipal de Agricultura, com ênfase na agricultura orgânica, aconteceu nos dias 24 e 25, no Porão das Artes da Bienal. Na ocasião, a Rota Gastronômica do Cambuci teve a oportunidade de expor os seus mais variados produtos derivados do fruto Cambuci, endêmico da Mata Atlântica paulista, para o público que pode degustar destas delícias.

Dentre os palestrantes e participantes do seminário que passaram pelo stande, o prefeito  de São Paulo Gilberto Kassab, que no ano passado também participou do evento de encerramento do festival da III Rota Gastronômica do Cambuci, não deixou de prestigiar a Rota e de tirar dúvidas a respeito dos produtos expostos.

Para Ana Brasil, da Prefeitura do Município de São Paulo – Subprefeitura de Parelheiros, parceira da AHPCE neste projeto, a participação na feira “foi gratificante e produtiva, principalmente pela grande aceitação do público em relação ao sabor dos produtos degustados”. “Houve grande interesse em conhecer mais sobre o Cambuci e sobre como adquirir os produtos”, disse Ana que esteve presente nos dois dias de exposição.

A proposta da Rota Gastronômica do Cambuci surgiu no final de 2008 e se consolidou em 2009 como uma estratégia de conservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável no entorno no Parque Estadual da Serra do Mar. Seu objetivo é resgatar o cultivo e o consumo desta fruta nativa abrangendo assim aspectos históricos, culturais, ambientais, turísticos e econômicos.

Em junho de 2009, a AHPCE foi convidada a participar da Rota Gastronômica do Cambuci no sentido de assumir institucionalmente o projeto, inserindo-o no Plano de Metas (Plano de Madri) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV, na qual a AHPCE vem assumindo a Secretaria Executiva junto com o Instituto Florestal.

Comente