Rota Gastronômica do Cambuci chega à terra das nascentes do Tietê

Estreou em 7 de junho a 7ª edição do Festival do Cambuci de Salesópolis, no âmbito da Rota Gastronômica do Cambuci, coordenada pela AHPCE/ Instituto AuÁ de Empreendedorismo Socioambiental. O evento trouxe feira de artesanatos e produtos derivados do Cambuci, além de shows com bandas regionais. As atrações na cidade reforçam o valor do fruto, já que o público pode conferir receitas de pratos salgados, doces e bebidas com Cambuci, e é envolvido na festa com as atrações culturais.

Salesópolis realiza seus festivais do Cambuci & frutas nativas desde 2008, e também abriga a “Rota Dória – Sabores, Aromas e Poderes”, com resgate histórico do uso do fruto na alimentação, na região em que os tropeiros descobriram os poderes curativos do Cambuci.

A cidade conta também com o Parque Nascentes do Tietê, onde o rio brota, a Barragem de Ponte Nova e a Usina Parque (museu, com trilhas), a Igreja Matriz e o Casarão do Café.

No festival de 7 e 8 de junho, a variedade de produtos foi o destaque: doce de cambuci e até folhas para chá, as tradicionais pingas, e até pães e biscoitos inéditos.

Em 2014, os municípios de Bertioga, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Ribeirão Pires aderiram à Rota do Cambuci e há uma importante perspectiva avanço com a organização da venda em escala da polpa e do fruto congelado.

Confira a matéria sobre a Rota do Cambuci em Salesópolis: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/06/festival-do-cambuci-agita-fim-de-semana-em-salesopolis.html

salesopolis 2014 2

Comente