Rota do Cambuci viaja a Caraguatatuba em cenário do Parque Estadual da Serra do Mar

Com as ricas fauna e flora da Mata Atlântica como atrativos, a sede do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) recebeu no último dia 6 de julho a VI Rota Gastronômica do Cambuci, divulgando a importância do fruto para todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba. O público foi sensibilizado com brincadeiras para crianças, informações sobre o parque, apresentações musicais e teatrais e a venda de produtos à base de Cambuci.

“Frutos nativos como o Cambuci tem o poder de transformar a realidade, tanto nas Unidades de Conservação como nas comunidades do entorno, pois promovem a visão da importância do uso sustentável de recursos naturais e da melhoria da qualidade de vida”, expressa Miguel Nema Neto, gestor do Núcleo Caraguatatura do PESM.

A função socioambiental, econômica e turística da Rota, conduzida pela AHPCE\Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, foi mais uma vez reforçada. Produtores de São Lourenço da Serra, Salesópolis, Parelheiros (São Paulo), Mogi das Cruzes e Natividade da Serra mostraram o que já é possível criar a partir do fruto, como doces artesanais, cachaças de qualidade e até chocolates com aroma natural.

A parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) enriqueceu a programação, com apresentações da Orquestra de Viola Caipira e do Teatro Comunitário Rio do Ouro. Já a paisagem do Parque, cujo Núcleo compreende cerca de 60 mil hectares, pode ser visitada pelos participantes, nas trilhas do Jequitibá, Poção e Tropeiros, onde ainda se observam as nascentes que formam os mananciais locais.

Comente