Rio Grande da Serra recebe Rota do Cambuci e transforma Festival Gastronômico em Lei

A Lei Municipal 1992 “inclui no calendário oficial do município o Festival Gastronômico do Cambuci, a ser realizado anualmente no mês de maio”, diz o texto da nova legislação criada pelo município de Rio Grande da Serra, nas franjas da Serra do Mar. Trata-se de mais uma conquista para o fortalecimento de políticas públicas que incentivam a agroecologia e a valorizaçãoda cultura e meio ambiente locais.

O Festival Gastronômico em Rio Grande da Serra acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, e mais uma vez reforça a importância do fruto como símbolo de conservação da Mata Atlântica e da história da região. As atividades vão dadegustação dos produtos à base do cambuci, venda de artesanato local, atrações musicais e o diferenciado concurso para a escolha da Rainha do Cambuci.

 A cidade ainda mantém ricas tradições, como a preparação de infusão de cambuci com cachaça – usada no passado por tropeiros que seguiam rumo ao planalto paulista – mantida por famílias que plantam pés da espécie nos quintais das casas. Ali, o Festival é realizado desde 2006, acompanhado da criação daprimeira Cooperativa de Produtores de Cambuci e seus Derivados do Brasil (Cooper Cambucy da Serra), que produz o cambuci curtido em cachaça, o frisante chamado Ice, além de geleia, pão de mel, alfajor, mousse e outros.

cartaz festival do cambuci 2014 oficial finalizado

Comente