Ribeirão Pires recebe 1o Festival do Cambuci e afirma cultura da sustentabilidade

A primeira edição do Festival do Cambuci em Ribeirão Pires recebeu mais de mil visitantes nos dias 20 e 21 de setembro, mas foi a satisfação dos cidadãos locais em fazer parte da Rota do Cambuci o ponto alto da festa, que valoriza a cultura local e permite afirmar o pertencimento ao coletivo de municípios comprometidos com a sustentabilidade na Mata Atlântica.

Aliás, Ribeirão Pires provém do termo indígena “Caaguaçu” que significa “mata fechada”, em alusão à presença das florestas nativas da região. Apesar do crescimento, o município ainda mantém mais de 50% de cobertura vegetal, reforçando a importância da valorização do Cambuci, já bastante conhecido pelos habitantes. A cidade já possui quatro produtores trabalhando com os produtos do fruto: Estrela do Campo, Chocolateiras, Cabusales e De Mais.

“Com empenho, e mais recursos humanos que financeiros, conseguimos planejar o festival que sempre sonhamos, enfocando a gastronomia, com o maior número de produtores locais e de outros municípios, e a qualificação, buscando oferecer formações em processamento de frutos para impulsionar a cadeia produtiva”, conta Marcelo Liochi, diretor de turismo da Prefeitura.

A ideia foi criar uma programação voltada à comercialização dos produtos de Cambuci mas também a presença dos artesãos, e apresentações culturais de grupos locais. Segundo Liochi, foi possível realizar uma pesquisa durante o festival e constatar que o público valorizou a programação cultural e a variedade de produtos oferecidos.

img_1350

img_1368

Comente